Castro decide confiar nos ‘reservas’ e desiste de exonerar os secretários-deputados para votar o pacote do governo
Enviado Sexta, 05 de Setembro de 2025.Convencido pelos suplentes — que dizem ser suficientemente governistas para defender os projetos do executivo — o governador Cláudio Castro (PL) desistiu, já na noite desta quinta-feira (4), de exonerar os secretários-deputados para votarem o pacotão enviado à Assembleia Legislativa.
Eles haviam sido comunicados sobre o retorno ao Largo da Carioca na última terça-feira.
Mas, com a decisão, Anderson Moraes (PL), da Ciência, Tecnologia e Inovação; Douglas Ruas (PL), das Cidades; Felipinho Ravis (SDD); do Trabalho e Renda; Jair Bittencourt (PL), do Desenvolvimento Regional, do Interior, Pesca e Agricultura Familiar; e Gustavo Tutuca (PP), do Turismo; permanecem em suas pastas no Palácio Guanabara.
Os titulares também estavam preocupados com o bate-e-volta, especialmente porque as discussões podem se alongar muito, já que o pacote tem 12 projetos.
No time de Castro tem exceção: já exonerado, Rafael Picciani vai ficar na Alerj
Mas, o caso de Rafael Picciani (MDB), já exonerado na quarta-feira, é diferente.
Agora ex-secretário de Esportes e Lazer, Picciani precisa voltar à Assembleia para que o seu suplente TH Joias, preso sob a acusação de tráfico internacional de drogas, corrupção, lavagem de dinheiro e fornecimento de armas ao Comando Vermelho (CV), deixe de ser deputado.
E, assim, a Assembleia não precisa mais autorizar a prisão.
Fonte: Tempo Real - Coluna Berenice Seara