Governador Cláudio Castro abre o Rio Innovation Week com destaque para inovações tecnológicas que facilitam a vida da população e impulsionam o crescimento do RJ
Enviado Quinta, 14 de Agosto de 2025.Soluções inovadoras do Governo do Estado nas áreas de segurança, educação, saúde, inclusão e sustentabilidade estão em exposição
O governador Cláudio Castro abriu nesta terça-feira (12/08), o Rio Innovation Week, maior evento de inovação da América Latina, que acontece no Píer Mauá até sexta-feira (15/08). Apoiador do evento, o Governo do Estado reúne iniciativas de diferentes órgãos estaduais, destacando o compromisso com políticas públicas eficientes, inclusivas e sustentáveis. Castro também destacou o potencial do estado em inovação, tecnologia e transformação digital.
- Feliz de estarmos pelo quinto ano consecutivo aqui e ser um dos maiores incentivadores, desde a primeira edição. A gente sempre percebeu que o Rio tinha espaço para uma grande feira de tecnologia e inovação, falando dos temas da atualidade. E essa feira cresce a cada dia, ganha em representatividade com temas importantes não só para o Rio ou o Brasil, mas para o mundo inteiro - afirmou o governador Cláudio Castro.
Presença digital em todos os setores
Na área da segurança pública, as inovações tecnológicas disponibilizadas à população pela Polícia Militar estão sendo apresentadas ao público no estande da corporação, com destaque para o sistema de reconhecimento facial em tempo real, o aplicativo Rede Mulher e o serviço 190+. Também estão em exposição equipamentos modernos, usados no policiamento, como o Centro Integrado de Comando Móvel, câmeras portáteis, drones e uma viatura inteligente equipada com tecnologia de leitura de placas e identificação facial.
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Industria, Comércio e Serviços levou para o evento quatro projetos: o Centro de Excelência em Fertilizantes e Nutrição de Plantas (CEFENP); o Projeto de Simbiose Industrial, que reutiliza produtos e resíduos entre as indústrias; o Polo de Inovação Tecnológica do Agronegócio do Rio de Janeiro (PITEC); e o Distrito de Inovação de Petrópolis, que promoverá pesquisa, a criação de startups, a atração de novas empresas e a difusão de tecnologia.
Já o Proderj e a Secretaria de Estado de Transformação Digital promovem debates no palco Sociedade 5.0 sobre inteligência artificial, Big Data e governança de dados, além de realizar a entrega do Prêmio Maturidade Digital, que reconhece entidades que vêm se destacando na transformação digital.
Inovação que transforma e impulsiona
Dando destaque à ciência e educação, a Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) apresenta ao público mais de 50 projetos desenvolvidos por alunos, com soluções voltadas à saúde, sustentabilidade e robótica, incluindo um sistema inteligente que monitora maus tratos a animais domésticos, uma maca hospitalar controlada por comando de voz e um sistema de análise climática e monitoramento ambiental, que utilizam sensores e inteligência artificial. Já a Secretaria de Educação exibe programas de modernização das escolas e sistemas de ensino personalizado.
Reforçando o papel essencial no fomento à pesquisa, a Faperj leva ao evento painéis, rodas de conversa e apresentações de casos bem-sucedidos que envolvem startups, pesquisadores e instituições públicas. A Fundação Cecierj também participa com uma série de atividades que incluem palestras e debates sobre acessibilidade e inteligência artificial.
No pavilhão AgroRIW Tech, a Secretaria de Agricultura reúne 47 produtores fluminenses para mostrar as inovações do setor agro. A Secretaria de Esporte e Lazer apoia o Circuito FERJEE de Esports e a AgeRio apresenta uma ferramenta interativa para simulação de crédito.
A Secretaria de Ambiente e o Inea expõem os projetos de conservação dos recursos naturais, ferramentas digitais para monitoramento ambiental, além de soluções tecnológicas para recuperação de ecossistemas, proteção da biodiversidade e enfrentamento das mudanças climáticas.
Tecnologia a serviço da inclusão
Um dos grandes destaques da participação do Governo do Estado no evento é o espaço Inclusive Talks, conduzido pela Secretaria de Estado da Mulher, Subsecretaria de Políticas Inclusivas, Fundação Leão XIII e RioSolidario. O ambiente propõe uma experiência sensorial e imersiva, que permite ao público vivenciar situações enfrentadas por pessoas em condição de vulnerabilidade social, como idosos, mulheres vítimas de violência psicológica e pessoas com deficiência. Entre as atividades, está a leitura de uma carta real, narrada por fones de ouvido, e o uso de um simulador que reproduz as limitações do envelhecimento.
- Legado não se constrói sozinho. No Rio Innovation Week vamos deixar marcas que vão muito além do evento. O Governo do Estado reafirma seu compromisso com debates fundamentais para a sociedade. Estamos construindo esse processo de forma conjunta, a muitas mãos. Assim, lançamos novos olhares e abrimos caminhos mais justos e acessíveis para todos – destacou a primeira-dama do Estado do Rio de Janeiro, Analine Castro.
Fonte: GOV-RJ