Cláudio Castro lidera reação de governadores contra tarifa dos EUA

Enviado Sexta, 08 de Agosto de 2025.

Governadores se reuniram em Brasília para reagir à tarifa de 50% imposta pelos EUA ao Brasil. Cláudio Castro cobrou ação do Governo Federal e alertou sobre prejuízos ao Rio.

O governador Cláudio Castro se reuniu nesta quinta-feira (07/08), em Brasília, com outros chefes de Executivo estaduais para articular uma resposta política e econômica ao chamado tarifaço dos Estados Unidos — medida que impôs uma taxa de exportação de 50% sobre produtos brasileiros e entrou em vigor no dia anterior.

“Esta é uma crise que exige união e estratégia. O Rio de Janeiro é o segundo maior exportador para os EUA e não pode ficar à mercê de decisões que afetam diretamente empregos, empresas e arrecadação. Não vamos nos omitir”, afirmou Cláudio Castro, destacando que o estado criou, desde julho, um grupo de trabalho para enfrentar os impactos da tarifa.

Os governadores definiram que vão pressionar o Governo Federal, responsável pela política externa, a atuar com mais firmeza, exigindo transparência e efetividade nas negociações com os Estados Unidos. Também decidiram buscar o apoio dos presidentes de partidos para fortalecer a articulação no Congresso Nacional.

Participaram da reunião os governadores Tarcísio de Freitas (SP), Ibaneis Rocha (DF), Ronaldo Caiado (GO), Ratinho Junior (PR), Romeu Zema (MG), Wilson Lima (AM), Jorginho Melo (SC) e Mauro Mendes (MT).

No caso do Rio, Castro revelou que estão em análise medidas emergenciais, incluindo linhas de crédito específicas para pequenas e médias empresas e ações para preservar empregos nos setores mais atingidos.

Segundo estimativa da Firjan, o impacto direto no PIB fluminense pode chegar a R$ 123 milhões. Em 2024, 48 municípios do Rio exportaram para os EUA, com destaque para petróleo refinado e semimanufaturados de ferro e aço. Só no primeiro semestre de 2025, foram US$ 3,2 bilhões em exportações, e cerca de 2% desse volume pode ser afetado pela nova tarifa.

Fonte: Diário do Rio