Educação Fiscal nas Escolas debate temática com alunos de Madureira
Enviado Quarta, 02 de Julho de 2025.A Escola Fazendária (Efaz), por meio do Grupo Estadual de Educação Fiscal (Gefe-RJ), visitou o Colégio Estadual Compositor Manaceia José de Andrade, em Madureira, para o projeto Educação Fiscal nas Escolas. A iniciativa tem o intuito de levar discussões sobre o tema para os colégios da rede estadual de ensino. Cerca de 32 alunos foram conscientizados por meio da atividade.
Representando o grupo, as assistentes Joanna Carvalho, da Divisão de Educação Fiscal da Efaz; e Renata Barreto, da Secretaria de Estado de Educação (Seeduc) palestraram para os alunos. Durante essa troca, eles puderam conhecer o Programa de Educação Fiscal e os conceitos de Controle Social e Cidadania Fiscal. Além disso, os estudantes foram apresentados à edição de 2025 do Prêmio Estadual de Educação e aos demais projetos do Gefe.
“A Educação Fiscal tem o papel de conscientizar a sociedade sobre o destino e a importância dos impostos. Todo recurso arrecadado deve retornar em benefícios para a população — quando o dinheiro público é bem aplicado, toda a sociedade ganha”, destacou a assistente Joanna Carvalho durante apresentação.
A estudante Kaillanne Santos ressaltou que a visita do grupo permitiu que ela tirasse suas dúvidas e falou da importância do concurso para a disseminação do tema. “Eu gostei muito de ficar sabendo do Prêmio Estadual de Educação Fiscal, será bem interessante participar. Essa é uma forma de incentivar as pessoas também”, disse.
Ana Cristina Costa, diretora da escola, enfatizou a importância do Educação Fiscal nas Escolas: “Eu particularmente acho a iniciativa muito interessante, pois a escola é um espaço de educação integral. A formação cidadã perpassa por pontos como tributos, transparência das contas públicas. Então, é muito legal essa proposta”. Ainda em 2025, o projeto visitará mais nove instituições da rede estadual, em municípios como Niterói, Campo Grande e Nova Iguaçu.
Prêmio Estadual de Educação Fiscal 2025
Coordenada pela Efaz e idealizada pelo Gefe-RJ, a premiação tem o objetivo de incentivar discussões sobre a importância socioeconômica dos tributos e da participação social. Com o tema “Educação Fiscal: o caminho para um futuro sustentável”, o concurso vai premiar os melhores trabalhos e projetos com notebooks, copiadoras e tablets. A competição acontece em seis categorias: ensinos Médio e Fundamental, Educação de Jovens e Adultos (EJA), Socioeducação, Escolas e Grupos. As inscrições ficam abertas até 24 de agosto no endereço: https://portal.fazenda.rj.gov.br/efaz/projetos/premio-de-educacao-fiscal/.
Fonte: Sefaz-RJ