Filho de diretor do Rioprevidência é nomeado para compor Comitê de Investimentos
Enviado Sexta, 28 de Março de 2025.O Fundo Único de Previdência Social do Estado do Rio (Rioprevidência) nomeou o filho do diretor de Administração e Finanças da autarquia para compor o Comitê de Investimentos do fundo. A nomeação de Anderson de Mello Menezes foi realizada há uma semana, no dia 20. A remuneração mensal líquida do comissionado é de R$ 4.759,62.
Anderson, filho de Alcione Soares Menezes Filho, foi nomeado em julho de 2023, para exercer o cargo comissionado de Assistente II.
Já Alcione Soares Menezes Filho é titular da Diretoria de Administração e Finanças desde fevereiro de 2024. Antes, o gestor foi diretor de Seguridade na Fundação Rede Ferroviária de Seguridade Social (Refer), entre maio de 2020 e setembro de 2021.
Em 2020, a fundação Refer entrou na Justiça com uma ação pública de reparação, alegando prejuízos com um acordo celebrado junto a um escritório de advocacia. Entre os réus na ação estão Alcione Soares Menezes Filho e Deivis Marcon Antunes, diretor-presidente do Rioprevidência. Alcione Soares Menezes Filho foi exonerado em setembro de 2021, pelo Conselho Deliberativo da Refer.
Em nota à reportagem, o "Rioprevidência informa que Anderson de Mello Menezes é comissionado desde julho de 2023 e lotado na Diretoria de Investimentos, portanto apto a compor tal comitê". Já Alcione Soares Menezes Filho, é titular da Diretoria de Administração e Finanças da "autarquia desde fevereiro de 2024, portanto nomeado depois, em outra área de atuação".
"O Rioprevidência ressalta que a designação de qualquer servidor para a composição de colegiados dos setores específicos da instituição obedece a critérios de aptidão designados em regras de legislação pertinentes, aos quais a direção da autarquia cumpre rigorosamente", finaliza a nota.
Fonte: Extra