Rioprevidência reafirma que recadastramento obrigatório atinge apenas pensionistas

Enviado Terça, 16 de Julho de 2024.

Censo não alcança aposentados e servidores ativos

O Fundo Único de Previdência Social do Estado do Rio (Rioprevidência) divulgou um comunicado em que ressalta que a fase atual do Recenseamento Obrigatório 2023/2024 é somente para pensionistas ligados à autarquia. O procedimento, por enquanto, não alcança servidores aposentados ou ativos do estado.

O alerta acontece, segundo a entidade, porque inativos que têm ido equivocadamente às agências da autarquia para tentar de fazer o procedimento.

De acordo com o Rioprevidência, o recenseamento para aposentados e pessoal ativo ainda será divulgado.

Desde novembro de 2023, a autarquia realiza o recenseamento obrigatório para pensionistas, que devem comparecer, no mês de aniversário, a uma das 17 agências ou postos do Fundo. O atendimento acontece com agendamento prévio pelo site da autarquia ou pelos telefones 0800-285-8191 (chamadas de telefone fixo) e (21) 3850-3350 (ligações de fixo ou celular). Os documentos necessários são: identidade (RG), CPF, título eleitoral e comprovante de residência recente.

Pensionistas de militares só são obrigados a fazer o recenseamento caso estejam associados ao Rioprevidência, ou seja, aqueles cujo instituidores da pensão vieram a óbito até 31 de dezembro de 2021.

Fonte: Jornal Extra