Sispatri: um em cada dez servidores não entregou declaração no prazo

Enviado Quarta, 03 de Julho de 2024.

Funcionários deverão ser formalmente notificados pelos órgãos setoriais de Recursos Humanos

Chegou ao fim, no dia 30 de junho, o prazo para a entrega das declarações ao Sistema de Declaração de Bens e Valores (Sispatri). Segundo a Controladoria Geral do Estado do Rio de Janeiro (CGE-RJ), 90,8% dos 174.511 agentes entregaram o documento, e 15.811 estão com a situação irregular. Esses servidores do Estado do Rio que não cumpriram o prazo deverão ser formalmente notificados pelos órgãos de Recursos Humanos.

Os servidores listados terão suas situações encaminhadas às Unidades de Corregedorias Setoriais (UCS) ou equivalentes, que deverão instaurar procedimentos correcionais. Os procedimentos têm como objetivo a apuração dos fatos e a aplicação das penalidades cabíveis. Mas os irregulares também podem se adiantar e entrar em contato diretamente em seu RH, para obter orientações.

A CGE-RJ é responsável por acompanhar e auditar as declarações entregues ao Sispatri, podendo também instaurar sindicâncias patrimoniais para investigar possíveis irregularidades. De acordo com o órgão, este monitoramento contínuo visa a garantir a integridade e a transparência no serviço público do Estado do Rio de Janeiro.

Fonte: Jornal Extra