IPVA 2024: motoristas que já pagaram o imposto não conseguem baixar o CRLV no aplicativo Carteira Digital

Enviado Quarta, 21 de Fevereiro de 2024.

Sistema passa por ajustes para a demanda e documento deve estar disponível em até 15 dias, segundo Detran.RJ

A emissão do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) no aplicativo Carteira Digital tem apresentado problemas para muitos motoristas fluminenses, apesar do pagamento em dia da Guia de Regularização de Taxas (GRT) do Detran.RJ (para licenciamento anual do veículo) e do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2024 em cota única. De acordo com o departamento de trânsito, o sistema passa por adequações para ajuste de demanda, o que tem dificultado o acesso ao documento através do aplicativo. A previsão é de que esteja disponível em até 15 dias, informou o órgão.

Para emitir o CRLV 2024, o veículo deve estar com o IPVA integralmente quitado, assim como multas de trânsito vencidas, além do pagamento da GRT. Débitos de anos anteriores também impedem a emissão do documento.

Se o carro for a gás (GNV), é importante verificar se o Certificado de Segurança Veicular (CSV) foi emitido no ano vigente. Se não, é preciso regularizá-lo.

De acordo com a Secretaria estadual de Fazenda do Rio de Janeiro, após o pagamento total do IPVA — cota única ou três parcelas —, a informação da quitação é passada ao Detran.RJ em até dois dias úteis. Esse procedimento está ocorrendo normalmente, informou a pasta.

Motoristas não serão prejudicados, diz Detran.RJ

Se o automóvel não tiver nenhuma pendência, o CRLV será emitido pelo departamento de trânsito que é responsável pelo registro dele, informou a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). No caso dos veículos fluminenses, a responsabilidade é do Detran.RJ.

Apesar dos problemas no sistema que emite do CRLV, motoristas de veículos com as pendências quitadas não serão prejudicados, garantiu o Detran.RJ. Isso porque o licenciamento anual 2023 tem validade pelo menos até o fim de maio deste ano, já que varia de acordo com o final da placa de cada carro.

Prazo para licenciamento 2024:

- Veículos com final de placa 0, 1 e 2 — até 31 de maio
- Veículos com final de placa 3, 4 e 5 — até 30 de junho
- Veículos com final de placa 6, 7, 8 e 9 — até 31 de julho

Fonte: O Globo