Prefeitura do Rio começa a enviar guias do IPTU 2024 no dia 15 de janeiro

Enviado Quinta, 04 de Janeiro de 2024.

Cobranças também poderão ser emitidas de forma on-line, a partir de 29 de janeiro, tanto no site quanto o aplicativo Carioca Digital

Em 15 de janeiro, a Prefeitura do Rio vai iniciar o envio pelos Correios das guias de pagamento da cota única e da primeira parcela do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) 2024 para as casas dos contribuintes. As cobranças também poderão ser emitidas de forma on-line, a partir de 29 de janeiro, tanto no site Carioca Digital, quanto no aplicativo do Carioca Digital, disponível para dispositivos com sistemas iOS e Android.

Além disso, segundo a prefeitura, será possível baixar e imprimir de uma só vez todas as parcelas para serem pagas mensalmente, sem a necessidade de acessar o site todos os meses.

Também será permitido aos contribuintes solicitar a guia nos postos de atendimento do IPTU. Essas unidades ficam na sede da prefeitura (Rua Afonso Cavalcanti 455, anexo, térreo, Cidade Nova) e também nos postos de atendimento (SACs) localizados no Barra Shopping (Av. das Américas 4.666, 3º piso, sala 326A, ao lado do Centro Médico), West Shopping (Estrada do Mendanha 555, loja 282) e Norte Shopping (Avenida Dom Hélder Câmara 5.474, 3º piso CO, Vida Center, ao lado do Colégio CEL, estacionamento acesso Charlie 2).

Para fazer o procedimento, pela internet ou de forma presencial, será necessário informar o número da inscrição do imóvel, identificado na guia do IPTU de anos anteriores.

Pelo calendário já divulgado para os contribuintes da capital, os proprietários de imóveis terão até 7 de fevereiro de 2024 para pagar a cota única à vista ou a primeira parcela do imposto. O pagamento em cota única dará direito ao desconto de 7%, mesmo percentual concedido em 2023. Confira as datas abaixo.

Aumento

O valor do IPTU é corrigido pela inflação acumulada do ano anterior, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo - Especial (IPCA-E). A inflação de 2023 — que serve de base para o imposto de 2024 — foi divulgada no fim de dezembro pelo IBGE e ficou em 4,72%.

Alerta

O município alerta os contribuintes para ficarem atentos a golpes. E avisa: a Secretaria Municipal de Fazenda e Planejamento não envia comunicações ou boletos de pagamento via WhatsApp ou por meio de SMS.

Confira as datas de vencimento

Cota única: 7 de fevereiro
1ª cota: 7 de fevereiro
2ª cota: 7 de março
3ª cota: 5 de abril
4ª cota: 8 de maio
5ª cota: 7 de junho
6ª cota: 5 de julho
7ª cota: 7 de agosto
8ª cota: 6 de setembro
9ª cota: 7 de outubro
10ª cota: 7 de novembro

Fonte: Jornal Extra