Diretor da Cedae nomeado por Castro foi citado em esquema do governo Witzel
Enviado Sexta, 13 de Janeiro de 2023.Antônio Carlos dos Santos foi nomeado por Cláudio Castro para o cargo de Diretor Financeiro e de Relações com Investidores da Cedae
O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, nomeou, em novembro de 2022, para uma direção da Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae), o agente da PF Antônio Carlos dos Santos, citado no esquema de corrupção que fez com que Wilson Witzel sofresse um impeachment.
Santos foi nomeado Diretor Financeiro e de Relações com Investidores da companhia estatal, cargo responsável pela direção, supervisão e coordenação de atividades relacionadas às áreas de execução orçamentária e investimentos.
Antes de assumir a diretoria na Cedae, Santos foi assessor-chefe da Secretaria do Gabinete de Castro, de julho a setembro de 2022.
Agente da Polícia Federal aposentado e ex-presidente do Detran do RJ, Antônio Carlos foi citado em um relatório da Polícia Federal por ter visitado em dois momentos a casa de José Carlos de Melo, ex-pró-reitor da Universidade Iguaçu (Unig), conhecido como “homem do dinheiro” e apontado como um dos líderes nos esquemas de corrupção no governo Witzel. Na época, Castro era vice-governador.
José Carlos de Melo, segundo o Ministério Público Federal revelou na denúncia contra Witzel, atuava fazendo a intermediação entre empresas que desejavam fechar contratos com o governo, principalmente na Cedae.
Procurada pela coluna, a Cedae disse que “obedece integralmente” as normas de compliance e governança na gestão dos contratos e na relação com fornecedores. Disse também que Antônio Carlos não responde a qualquer inquérito policial ou ação penal.
“Os gestores detém capacidade técnica comprovada e submetidos a aprovação em Conselho de Administração”, informou a companhia estatal.
Fonte: Metrópoles