Governo do Rio estuda desconto na água da Cedae para ajustar concessões; TCE e MP contestam acordo
Enviado Terça, 21 de Outubro de 2025.O Governo do Rio de Janeiro negocia o reequilíbrio econômico dos contratos de saneamento firmados na privatização da Cedae. Três concessionárias pedem R$ 2,7 bilhões.
O Governo do Rio de Janeiro abriu negociação para o reequilíbrio econômico dos contratos de saneamento assinados na privatização da Cedae em 2021. Segundo o governador Cláudio Castro, três concessionárias privadas cobram R$ 2,7 bilhões em compensações por diferenças entre a cobertura prevista em edital e a realidade encontrada nas áreas concedidas. Com informações do Investimentos e Notícias.
“A gente entende que as concessionárias têm o direito (do reequilíbrio). Diferente de outros momentos da história, onde foi se empurrando a sujeira para debaixo do tapete, esse governo encara o problema e enfrenta o reequilíbrio”, disse Cláudio Castro.
Duas empresas — Águas do Brasil e Iguá — judicializaram o tema e pagam outorga em juízo. Sobre as alternativas, o governador citou três caminhos. “Nós tínhamos três opções: aumentar a tarifa para o cidadão, e isso foi rechaçado; devolver a outorga, algo que os municípios não teriam como arcar; e a terceira opção era a Cedae, que deu os dados de cobertura, dar um desconto na água vendida aos concessionários”, afirmou Cláudio Castro.
Fonte: Diário do Rio
Aumentar textos
Reduzir textos
Contraste