1º ENFISCO reúne cerca de 100 auditores e consolida cooperação entre Fisco Estadual e municipais
Enviado Sexta, 24 de Outubro de 2025.
Realizado ontem (22/10), na sede do Sinfrerj, o 1º Encontro dos Fiscos Municipais e Estadual do Rio de Janeiro (ENFISCO) confirmou o êxito da iniciativa conjunta de Sinfrerj, Sincaf, Sindafin e Afimerj, reunindo aproximadamente 100 auditoras e auditores fiscais do Estado e de diversos municípios. O encontro reforçou a integração das administrações tributárias no contexto da Reforma Tributária do Consumo, que substituirá ICMS e ISS pelo Imposto sobre Bens e Serviços (IBS).
A condução dos trabalhos ficou a cargo da diretora Claudia Conrado, mestre de cerimônias do evento. A abertura contou com saudações institucionais de Luiz Cezar Rocha (Sinfrerj), Maria Helena (Sindafin), Kléber Neves (Sincaf), Cláudio Vasconcelos (Afimerj), Cláudio Cardoso (Fenafim) e Ricardo Brand (Fenafisco), além da presença do Secretário de Fazenda de Niterói, Cezar Augusto Barbiero, ressaltando a relevância do diálogo federativo para a implementação do novo modelo de tributação sobre o consumo.
Os debates foram estruturados em três painéis:
• A Reforma do Consumo e seus efeitos estruturais — com Leonardo Andrade (AFRE/RJ), Douglas Eurico (FR/Rio), Carlos Mauro (AFRM/Niterói) e Ricardo Ferreira (FR/Rio);
• Fiscalização conjunta e Governança do IBS — com Maria Helena (AFRM/Niterói), Alex Carneiro (Comitê Gestor da NFS-e de Padrão Nacional), Felipe Ribeiro (AFRM/São Pedro da Aldeia) e Leonardo Godoi (AFRM/Japeri);
• Medidas urgentes para Estado e Municípios na implementação da RTC — com Daniel Manes (AFRM/Araruama) e Bruno Radamés (AFRM/Niterói).
A programação destacou prioridades comuns para a transição ao IBS — padronização de documentos fiscais, uso de dados e tecnologia, e mecanismos de fiscalização cooperada — com foco em segurança jurídica, simplificação e melhoria dos serviços públicos.
Como desdobramento, as entidades organizadoras manterão agenda permanente de cooperação técnica entre fiscos estadual e municipais e já trabalham na realização do 2° ENFISCO, em breve, com foco em temas avançados da implementação do IBS e na consolidação da governança cooperada. A data e a programação serão divulgadas oportunamente.
As apresentações exibidas no evento estarão disponíveis na área restrita do site do Sindicato.
O Sinfrerj agradece às entidades parceiras, palestrantes, equipes técnicas e a todas(os) as(os) auditoras(es) fiscais presentes, cuja participação foi decisiva para o sucesso do 1º ENFISCO.
Aumentar textos
Reduzir textos
Contraste