Escola Fazendária capacita cerca de 140 servidores da Sefaz no uso da Inteligência Artificial Generativa
Enviado Terça, 07 de Outubro de 2025.Instituição realiza cinco turma do curso “LiteracIA para o Fisco” com especialista na área
A Escola Fazendária capacitou cerca de 140 servidores da Sefaz no uso da Inteligência Artificial Generativa com o treinamento “LiteracIA para o Fisco”. Com cinco turmas realizadas ao longo da última semana, o curso orientou os alunos acerca dos fundamentos, os riscos e as aplicações da referida IA. A capacitação foi ministrada por Juliana Campagnolli, especialista da área no âmbito da Administração Pública.
Auditora Técnica de Controle Externo no Tribunal de Contas do Amazonas e presidente da comissão de Inteligência Artificial da OAB daquele estado, Juliana é formada em Direito e tem mestrado em Administração Pública com linha de pesquisa voltada à governança da IA Generativa. Nas aulas, a instrutora enfatizou o uso prático da ferramenta, na governança e no contexto da Administração Pública.
“Abordando a parte teórica, passando pela governança, pela regulação, os riscos e a importância de entender os limites dessas ferramentas, e também a parte prática, de como manuseá-las da melhor maneira possível, trazendo isso para dentro do nosso contexto profissional e também pessoal”, explicou a instrutora.
O subsecretário Adjunto de Contabilidade Geral, Bruno Campos, ressaltou que já tem expectativas para o uso da ferramenta: “Dentro da minha área de atuação, a IA vai nos ajudar a tornar os processos mais eficientes. Ela nos permitirá entender os gargalos que hoje existem e como utilizá-la para poder mitigar esses riscos”.
Já Raquel Gaio, assistente da Subsecretária de Controle Interno, elogiou as orientações da instrutora. “A instrutora Juliana foi sensacional. Ela traz uma aplicação da tecnologia de uma forma bem simples e objetiva, de forma que quem não é do corpo técnico também possa assimilar todos os conceitos de uma forma muito fácil”, disse ela.
Fonte: Sefaz-RJ