Fenafisco destaca conquistas no Senado e agradece apoio das entidades na defesa da reforma tributária
Enviado Quinta, 02 de Outubro de 2025.Propostas de ampliar atribuições de servidores não prosperaram; autonomia do Comitê Gestor também foi resguardada
O Senado Federal aprovou, na noite na terça-feira (30), o Projeto de Lei Complementar (PLP) 108/2024, que regulamenta a segunda fase da reforma tributária. Com as alterações feitas, o texto segue novamente para análise na Câmara dos Deputados.
A Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital (Fenafisco) acompanhou de perto a tramitação e mobilizou sua base no Senado, em diálogo com parlamentares e equipes técnicas. O trabalho resultou em conquistas importantes para a preservação das atribuições das administrações tributárias e para a manutenção da segurança jurídica do novo sistema.
Um dos temas que exigiram atenção foram as propostas de alteração da estrutura e funcionamento do Comitê Gestor do IBS. Diversas emendas apresentadas por diferentes setores jurídicos pretendiam redefinir competências e instâncias de deliberação. Embora alguns ajustes pontuais tenham sido aprovados, a essência das atribuições das administrações tributárias e a autonomia do comitê foram preservadas. Além disso, o conceito de autoridade fiscal ficou adequadamente esclarecido no texto aprovado, em relação a legislação do IBS.
A Fenafisco agradece o apoio das entidades parceiras que mobilizaram suas bases e contribuíram para o diálogo institucional no Senado. A atuação conjunta foi determinante para afastar riscos e assegurar que a regulamentação da reforma tributária avance de forma responsável, em benefício da sociedade e do interesse público.
Fonte: Fenafisco