Servidores da SUBCONT participam de treinamento de Conformidade Contábil e Fiscal na Efaz
Enviado Quinta, 04 de Setembro de 2025.Curso prepara equipe para avanço do Rio de Janeiro no Ranking de Qualidade do setor
Os servidores da Subsecretaria de Contabilidade Geral (SUBCONT) realizaram, com o apoio da Escola Fazendária, o treinamento de Conformidade Contábil e Fiscal. Realizado de segunda (01) a quarta-feira (03/09), a capacitação teve o objetivo de preparar 25 membros da equipe para o aperfeiçoamento do trabalho com foco na evolução do Estado do Rio de Janeiro no Ranking Qualidade da Informação Contábil e Fiscal.
“A SUBCONT trouxe essa capacitação para o Estado com o objetivo de subirmos da nota B para a nota A no ranking. Para isso, contamos com uma referência nacional em contabilidade Aplicada ao Setor Público. Vamos adquirir esses conhecimentos e praticá-los nos nossos processos”, ressaltou o subsecretário Adjunto de Contabilidade Geral Bruno Campos.
Ministrado por Ricardo Rezende, superintendente Central de Contabilidade e Contador Geral de Goiás – Estado que, atualmente, ocupa o primeiro lugar no ranking – o curso deu orientações sobre o aperfeiçoamento da matriz de saldos contábeis e o diagnóstico da qualidade da informação contábil e fiscal. O instrutor explicou a importância dos procedimentos: “Com isso, é possível promover as iniciativas necessárias para aprimorar e corrigir os erros para atingir a nota A”.
Rezende também destacou a prioridade do trabalho de avanço no ranking: “Essa nota A é muito importante, pois qualifica o Estado em uma série de situações, como acesso a operações de crédito, a garantia da regularidade e, principalmente, a entrega de informações com qualidade à sociedade e aos gestores para a tomada de decisões”.
Laura Alves, assistente da SUBCONT, destacou que receber os conhecimentos vai contribuir bastante para o objetivo da equipe. Ela afirmou: “Esse curso traz um amadurecimento, uma visão de como o Estado do Rio de Janeiro pode progredir na melhoria da nota. O mais importante é a informação contábil de qualidade e fidedigna”.
Fonte: Sefaz-RJ