Paes lidera corrida ao governo do Rio até entre eleitores que aprovam gestão de Cláudio Castro, diz Genial/Quaest
Enviado Segunda, 25 de Agosto de 2025.Aliados do governador, como Rodrigo Bacellar (União) e Washington Reis (MDB), pontuam menos do que o prefeito da capital entre os satisfeitos com a gestão estadual
Pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta sexta-feira mostra que o prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), lidera a corrida pelo governo estadual até entre os eleitores que aprovam a atual gestão de Cláudio Castro (PL) — que tem dois aliados, Rodrigo Bacellar (União) e Washington Reis (MDB), como possíveis candidatos à sucessão. Embora Castro e Paes tenham ficado em lados opostos na eleição estadual de 2022 e na disputa municipal de 2024, o levantamento indica que o prefeito consegue, a um ano do próximo pleito, atrair o apoio de potenciais eleitores do governador.
De acordo com a pesquisa, Paes tem 35% das intenções de voto para governador no quadro geral. O prefeito do Rio chega a 37% da preferência no grupo de eleitores que avaliaram o governo Castro como positivo. Entre os que avaliam a gestão de Castro como negativa, Paes tem 45% da preferência.
Já os aliados de Castro, como Bacellar e Reis, pouco conseguem melhorar seu desempenho mesmo entre os que aprovam o governador. Bacellar, que é o atual presidente da Assembleia Legislativa (Alerj), chega a 16% das intenções de voto entre quem considera o governo Castro "positivo". Ele despenca, por outro lado, entre os que reprovam a atual gestão estadual, segmento em que marca 4%. No quadro geral, o presidente da Alerj tem 9% da preferência.
Reis, ex-secretário estadual de Transportes e ex-prefeito de Duque de Caxias, tem 6% das intenções de voto entre os que aprovam o governo Castro. O desempenho é semelhante ao que ele registra entre os que reprovam a atual gestão. Na média geral da pesquisa, ele marca 5%.
Intenções de voto conforme avaliação do governo Castro
Castro já chegou a afirmar que Bacellar era o candidato de sua preferência para concorrer ao governo do Rio em 2026, mas recuou no apoio após o presidente da Alerj entrar em atrito com Reis e com a família do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Na última eleição municipal, em que Paes se reelegeu em primeiro turno, Castro apoiou a candidatura do bolsonarista Alexandre Ramagem (PL). O governador foi alvo de uma série de críticas do prefeito durante a campanha.
Queda entre quem reprova Lula
O levantamento da Quaest indica, por outro lado, que o desempenho de Paes sofre maior oscilação quando se considera a avaliação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), aliado do prefeito. Entre os eleitores que consideram o governo Lula "positivo", Paes tem 56% da preferência; entre os que o avaliam como "negativo", 24% manifestam intenção de votar no prefeito do Rio.
Já o desempenho de Bacellar, que tem 4% da preferência entre os que aprovam o governo Lula, vai a 15% entre os eleitores que avaliam a gestão petista de forma negativa. Antes dos ruídos com a família Bolsonaro, o presidente da Alerj vinha tentando colar a sua imagem à do ex-presidente, na expectativa de atrair o voto bolsonarista na eleição estadual.
De acordo com a Quaest, a gestão de Castro é aprovada por 43% dos entrevistados, enquanto 41% desaprovam o atual governador. Outros 16% não souberam ou não quiseram responder.
Já o governo Lula tem 37% de aprovação no estado do Rio, enquanto 62% o desaprovam, segundo a mesma pesquisa.
A Quaest entrevistou 1,4 mil pessoas no estado do Rio entre os dias 13 e 17 de agosto. A margem de erro geral da pesquisa é de três pontos.
Fonte: O Globo