Sefaz-RJ marca presença na 84ª reunião do Gefin em Brasília
Enviado Terça, 08 de Julho de 2025.Gestores das finanças de todos os estados debateram temas como dívida pública e contabilidade
Servidores da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz-RJ) participaram da 84ª Reunião Ordinária do Grupo de Gestores das Finanças Estaduais (Gefin), realizada entre os dias 30 de junho e 02 de julho. Realizada em Brasília, Distrito Federal, o encontro reuniu representantes de todo o país para discutir sobre a gestão fiscal e financeira das unidades federativas.
A reunião teve como foco as repercussões da Reforma Tributária e das dívidas dos estados com a União. Em relação à contabilidade pública, foram discutidas a necessidade de ajustes nos procedimentos contábeis, principalmente na reclassificação das receitas orçamentárias, além do impacto da nova legislação no reconhecimento das transferências intergovernamentais, a criação de controles contábeis para o Comitê Gestor do IBS, e da adaptação dos registros patrimoniais e demais lançamentos.
No âmbito da Tesouraria, a reunião trouxe contribuições sobre o teto de gastos do Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados, dívidas e precatórios. O Grupo Técnico Tesouraria (GT-13) também apresentou um estudo sobre as ferramentas utilizadas pelos entes federativos na gestão do fluxo de caixa e principais mudanças nos processos e atribuições das tesourarias estaduais decorrentes da Reforma Tributária.
O GT Contabilidade (GT-06) contou com a presença da Subsecretaria de Contabilidade Geral (Subcont), representada pela subsecretária Yasmim da Costa Monteiro, que também foi uma das coordenadoras do encontro, e pelo superintendente de Gerenciamento dos Sistemas Contábeis da Subcont, Celso Borba. Yasmim também apresentou um panorama das pesquisas desenvolvidas pelo GT-06 nos últimos dois meses, destacando os consórcios públicos, os repasses de duodécimos aos poderes e os gastos com pessoal.
Já na plenária do Gefin, esteve presente a subsecretária adjunta de Política Fiscal, Liliane Figueiredo, representante do Rio de Janeiro no grupo. A Política de Investimento para aplicação dos recursos financeiros disponíveis no caixa estadual foi apresentada aos demais entes, que demonstraram interesse sobre a iniciativa.
Fonte: Sefaz-RJ