Comissão de tributação debate impacto na sonegação de ICMS no setor de bebidas
Enviado Quarta, 14 de Maio de 2025.A Comissão de Tributação, da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), vai debater em audiência pública, nesta quarta-feira (14/05), o impacto da falsificação e sonegação na arrecadação de ICMS no setor de bebidas no estado do Rio, que já gera prejuízo na ordem de R$ 2 bilhões. A reunião será às 11h, na sala 1801 do Edifício Lúcio Costa, sede do Parlamento fluminense.
O presidente da Comissão, deputado Arthur Monteiro (União), apontou que um cálculo do colegiado, feito com base no Anuário da Falsificação 2024 produzido pela Associação Brasileira de Combate à Falsificação (ABCF), indicou que a perda de arrecadação de ICMS e do Fundo Estadual de Combate à Pobreza e às Desigualdades Sociais (FECP) decorrentes da falsificação e da sonegação de impostos referentes ao setor de bebidas ultrapassa R$ 2 bilhões no Estado do Rio, entre 2021 e 2024.
“Os danos causados aos cofres públicos por aqueles que sonegam os impostos são muito significativos e as perdas, enormes. Nosso objetivo com essa reunião é discutir, juntamente com a sociedade civil e os órgãos públicos responsáveis, estratégias e possíveis soluções para esse problema”, afirmou Monteiro.
Foram convidados para a audiência o subsecretário de estado de Receita da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz), Adilson Zegur; o subsecretário de Política Tributária e Relações Institucionais da Sefaz, Thompson Lemos da Silva Neto; representantes da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), da Associação de Atacadistas e Distribuidores do Estado do Rio e demais órgãos de controle.
Fonte: ALER