Operação da Receita Estadual vistoria postos de gasolina com irregularidades

Enviado Sexta, 09 de Maio de 2025.

Fiscalização participou de força-tarefa com diversos órgãos que vistoriou estabelecimentos na capital fluminense 

A Receita Estadual realizou, nesta quinta-feira (08/05), uma ação de fiscalização em postos de combustíveis em conjunto com a Superintendência de Combate aos Crimes Ambientais (SUPCCA) da Secretaria de Estado do Ambiente, os institutos estaduais do Ambiente (Inea) e de Pesos e Medidas do Estado (Ipem) e a Agência Nacional do Petróleo (ANP). A ação, realizada em dois estabelecimentos da capital fluminense escolhidos mediante levantamento interno, consistiu na verificação de irregularidades relacionadas à qualidade do combustível, fraude nas bombas e sonegação de impostos.

Em uma das diligências, foi constatada a utilização de uma máquina de cartão de crédito e débito vinculada ao CNPJ de uma empresa localizada em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Além disso, dois bicos de abastecimento foram lacrados por fraude de “bomba baixa”, entrega de quantidade de combustível inferior à indicada no visor da bomba.

“Com a identificação da irregularidade, um auto de constatação sobre a situação foi lavrado, podendo resultar na autuação do contribuinte. Esta ação demonstra a importância da fiscalização no combate à sonegação de impostos e na promoção de um ambiente de negócios mais justo e transparente para os consumidores e contribuintes”, afirmou o coordenador executivo da Superintendência de Fiscalização e Inteligência Fiscal (SUFIS), Alexandre Mello Telles de Menezes.

Fonte: SEFAZ-RJ