Novo índice avalia gestão de pessoas no serviço público brasileiro

Enviado Quinta, 24 de Abril de 2025.

Estudo inédito da República.org mapeia práticas em carreiras, desempenho e qualidade de vida dos servidores; Espírito Santo se destaca

Um estudo inédito abriu caminho para entender e qualificar a gestão de pessoas no setor público brasileiro. Batizado de PGP (Panorama de Gestão de Pessoas), o índice foi desenvolvido pela organização República.org com o objetivo de medir como os governos estão lidando com políticas voltadas ao funcionalismo efetivo.

O PGP avalia cinco dimensões principais: carreiras; seleção e ingresso; gestão de desempenho; gestão de desenvolvimento e qualidade de vida no trabalho. A proposta é fornecer um diagnóstico claro e objetivo das práticas de gestão de pessoas na administração pública, apontando boas práticas e oportunidades de melhoria.

– A ideia é oferecer um verdadeiro raio-x das políticas públicas voltadas para os servidores. São esses profissionais que fazem o serviço público acontecer, e uma boa gestão resulta em melhores políticas entregues à população – explica Ana Pessanha, especialista em conhecimento da República.org.

O destaque do primeiro levantamento foi o Espírito Santo — que obteve avaliação positiva especialmente na gestão de carreiras.

Fonte: Jornal Extra