Cláudio Castro participa da cerimônia de posse da nova presidência do Comitê Nacional de Secretários de Fazenda

Enviado Quarta, 26 de Fevereiro de 2025.

Secretário Juliano Pasqual também participou da cerimônia em Brasília

O governador Cláudio Castro participou, nesta terça-feira (25.02), da cerimônia de posse da nova presidência do Comitê Nacional de Secretários de Fazenda dos Estados e do Distrito Federal (Comsefaz), em Brasília. Durante o encontro, que contou também com a presença de outros governadores, da ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, e de parlamentares, Castro destacou a atuação do Comsefaz na análise e construção de políticas públicas que contribuem para o desenvolvimento de todo o país.

— Quero parabenizar o Comsefaz pelo que enxergo como um grau de maturidade muito importante que o Comitê tem alcançado. Em todos os debates, e agora mais recentemente em torno do Propag (Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados), uma coisa me chamou atenção: todos entendem a dor do outro. Ainda que existam divergências pontuais, compreendem o que é justo para o estado A, B, C ou D, e não somente para o seu estado — declarou Cláudio Castro.

O governador acrescentou ainda que essa capacidade de diálogo colabora para se chegar a consensos.

— A democracia se faz no respeito à divergência. Mesmo com diferenças, temos que caminhar para o mesmo lado. O que a gente quer é um Brasil melhor, pois assim o povo do nosso estado também vai ter uma vida melhor — afirmou.

Secretário de Fazenda do Rio de Janeiro, Juliano Pasqual ressaltou a presença de Cláudio Castro na solenidade, consolidando o trabalho do estado fluminense junto ao Comsefaz.

— A presença do governador Cláudio Castro fortalece o protagonismo do Estado do Rio de Janeiro nos grupos técnicos da Reforma Tributária junto ao Comsefaz. Esses grupos vão deliberar sobre temas importantes como a composição do Comitê Gestor do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) — pontuou o secretário.

Fortalecimento das relações institucionais

O novo presidente do Comitê é o secretário de Fazenda de Mato Grosso do Sul (Sefaz-MS), Flávio César, que enfatizou o trabalho institucional desempenhado pelo Comsefaz.

— É imperativo fortalecer as relações institucionais e a parceria estratégica com o Governo Federal, com o Congresso Nacional, entes municipais e demais instituições que são alicerces indispensáveis para se construir um país mais justo — disse.

Estiveram no evento os governadores do Piauí, Rafael Fonteles, e do Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, e o vice-governador do Rio Grande do Sul, Gabriel Souza, entre outras autoridades. A cerimônia contou ainda com representantes da Confederação Nacional de Municípios (CNM), da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP) e de entidades classistas de auditores fiscais.

Após a solenidade, técnicos e secretários de Fazenda promoveram uma reunião extraordinária do Comsefaz, com foco na Reforma Tributária, tema fundamental para a gestão fiscal dos estados.

Fonte: Site Sefaz-RJ