Mais de 23 mil pensionistas do Rio correm risco de ter o benefício suspenso
Enviado Terça, 14 de Janeiro de 2025.Beneficiários que não realizaram recenseamento obrigatório até outubro de 2024 devem regularizar situação para evitar suspensão do pagamento
O Fundo Único de Previdência Social do Estado do Rio de Janeiro (Rioprevidência) alertou que mais de 23 mil pensionistas ainda não realizaram o procedimento de recenseamento obrigatório, cujo período regular aconteceu entre novembro de 2023 e outubro de 2024. De acordo com a autarquia, 23.065 beneficiários, de um total de 79.645 aptos a participar do procedimento, não compareceram nos meses correspondentes aos seus aniversários, e caso não regularizem sua situação, correm o risco de ter o benefício suspenso nas próximas folhas de pagamento.
Embora o recenseamento tenha sido encerrado em outubro de 2024, o Rioprevidência continuará com a regularização dos pensionistas que perderam o prazo ou não compareceram ao procedimento. A medida também se aplica aos pensionistas que já tiveram o pagamento suspenso este ano devido à ausência no recenseamento.
Pensionistas nascidos em novembro e dezembro que já realizaram a prova de vida em 2023 não precisam repetir o procedimento em 2024. Essas pessoas estão em dia com a obrigação, desde que o recenseamento tenha ocorrido dentro do período estipulado.
Como evitar a suspensão?
Para evitar a suspensão do benefício, os pensionistas que ainda não fizeram o recenseamento devem agendar o procedimento.
O agendamento pode ser realizado através do site oficial do Rioprevidência (www.rj.gov.br/rioprevidencia) ou pelos números 0800-285-8191 (para chamadas de telefone fixo) e (21) 3850-3350 (para ligações de celular e fixo).
Após o agendamento, os pensionistas devem comparecer à agência ou posto do Rioprevidência no dia, hora e local designados, com os seguintes documentos: identidade (RG ou documento de identificação oficial com foto), CPF, título de eleitor e comprovante de residência recente.
Fonte: Jornal Extra