Reforma Tributária pode encarecer construção, venda e aluguel de imóveis, segundo setor imobiliário

Enviado Segunda, 04 de Novembro de 2024.

Segundo entidades do segmento, as novas regras podem levar ao encarecimento dos aluguéis, além de provocar um recuo no mercado da construção civil, gerando desemprego e perda de renda

Representantes das empresas do mercado imobiliário criticaram a redação do texto da Reforma Tributária apresentada pelo Governo Federal. Segundo o setor, o modelo deve prejudicar o segmento que, atualmente, está sob regime tributário específico e, com a reforma, será migrado para o regime geral, passando a contribuir com o Imposto sobre Valor Agregado (IVA). Outra consequência da RF proposta é o encarecimento das operações de construção, compra, venda e, especialmente, aluguéis por empresas no Brasil.

Os empresários argumentam ainda que, apesar do projeto já contar com redutores para a alíquota dessa tributação, no segmento habitacional a elevação da carga de impostos impactará os custos operacionais, além de reduzir a oferta de imóveis, encarecendo os preços para o consumidor final.

Segundo presidente do Secovi-SP, Ely Wertheim, a atual proposta do Governo Federal penaliza o setor de locação cujo aumento da carga tributária será da ordem de 136%, mesmo com a inclusão de um redutor de 60% sobre a alíquota do IVA, de acordo com estudos de FM/Derraik e Tendências Consultoria.

Fonte: Jornal Diário do Rio