Afinal, quem vai pagar pelo show da Madonna no Rio?
Enviado Sexta, 03 de Maio de 2024.Faltam poucos dias para que a praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, seja palco do show de encerramento da "The Celebration Tour", de Madonna, considerada por muitos como a Rainha do Pop. Mesmo que seja gratuito para os espectadores, o show custa quase R$ 60 milhões para ser realizado.
O montante total do orçamento para o show da Madonna é de R$ 59.908.437,50, segundo documento enviado pelo Governo do Rio de Janeiro para a Fundação Anita Mantuano de Artes do Estado do RJ, a Funarj.
A composição do orçamento é a seguinte: o governo do Estado liberou R$ 10 milhões como patrocínio ao evento. Além desse valor, a Prefeitura do Rio de Janeiro injetou outros R$ 10 milhões para que o show aconteça.
A realização tem forte apoio da iniciativa privada, com o Itaú Unibanco como patrocinador master —e com a Madonna em sua campanha de 100 anos— e o Grupo Heineken como patrocinador. Itaú e Heineken vão dividir o restante do orçamento (R$ 39.908.437,50). As quantias exatas, porém, não foram divulgadas ao Valor "em respeito às cláusulas contratuais", segundo as empresas.
A produção no país fica por conta da Bonus Track, em parceria com a Live Nation.
O blog do Ancelmo Gois, do jornal "O Globo", revelou que, no processo administrativo em âmbito estadual, a produtora detalhou que Madonna receberá R$ 17,075 milhões de cachê, o equivalente a US$ 3,3 milhões, na cotação desta quarta.
Impacto na economia do Rio
O patrocínio, segundo os governos estadual e municipal, é um investimento no Turismo da cidade. Um estudo da Prefeitura do Rio de Janeiro estima que o show de Madonna deve movimentar R$ 293,4 milhões na economia carioca, em serviços de alimentação, transporte, hospedagem e passagem aérea, principalmente.
O levantamento "Potenciais Impactos Econômicos do Show da Madonna no Rio", aponta que o valor investido deve ser recuperado com a arrecadação extra de Imposto Sobre Serviço (ISS) devido ao maior fluxo de turistas. O relatório aponta que eventos relacionados a Carnaval e Reveillón na cidade registraram impacto de R$ 3 bilhões a R$ 5 bilhões na economia do Rio de Janeiro, respectivamente.
Esperando um público de um milhão de pessoas (sendo 120 mil turistas de outras regiões do Brasil e 30 mil de outros países), o mesmo estudo estima um ticket médio de gastos diários variados, de R$ 127,17 para moradores do Rio, R$ 491,01 para turistas nacionais e R$ 561,98 para estrangeiros.
Fonte: Jornal Valor Econômico