Governo do estado e prefeituras decretam ponto facultativo

Enviado Sexta, 22 de Março de 2024.

Áreas da região serrana e metropolitana já declararam a suspensão de atividades; a medida visa 'segurança da população e que as equipes possam trabalhar e garantir a segurança das ruas'

O governador Cláudio Castro anunciou em seu perfil no X (antigo Twitter), nesta quinta-feira, que decretou ponto facultativo nesta sexta no estado do Rio, em função da previsão de fortes chuvas no estado. Na Região Serrana, as prefeituras de Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo também decretaram ponto facultativo e suspenderam as aulas nas escolas públicas. Na Região Metropolitana, Niterói e São Gonçalo também optaram pelo ponto facultativo. O Tribunal de Justiça do Rio (TJRJ)suspendeu o expediente nesta sexta-feira, assim como a Universidade Federal Fluminense (UFF) e a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UFRJ) suspenderam atividades presenciais. Já a Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) decretou ponto facultativo.

Castro informou que o ponto facultativo foi decretado "para que as nossas equipes possam trabalhar e consigam garantir a segurança nas ruas". Na noite desta quinta-feira, o governador deu uma entrevista coletiva no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), na Cidade Nova. Na Serra, onde há mais preocupação quanto ao impacto das chuvas previstas, o governador afirma que a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros estão em alerta total para colocar em prática o plano de contingência:

— A gente tem que lembrar que, durante todo esse ano, a gente fez junto com as prefeituras os planos de contingência das 92 cidades. Foi feito um treinamento da defesa civil e do corpo de bombeiros junto com o comitê das ruas. Então, de cidade para cidade, já foram disparados os planos de contingência e os municípios já sabem exatamente os lugares de abrigo e tudo que tem de ser feito. O nosso papel, nesse momento, é de alertar a eles que talvez precise do plano. E, uma vez precisando, temos o trabalho de apoio aos municípios, uma vez que eles já tem os planos de contingência confeccionados — explicou o governador.

No Centro de Operações Rio, o prefeito Eduardo Paes afirmou que vai monitorar a cidade direto do centro para avaliar a recomendação de ponto facultativo. Caso as previsões se confirmem, garante que "vai recomendar que escolas particulares também cancelem suas atividades amanhã":

— Vou estar à noite toda no Centro de Operações. No final da madrugada, nós vamos dar mais informações, olhando mais apurado os riscos que nós temos amanhã. Se isso acontecer, a gente vai pedir que não só o setor público, mas o setor privado, as escolas particulares, também cancelem suas atividades amanhã. Mas essa é uma decisão que nesse caso tem que ser para todos, e portanto a gente quer tomar com a informação mais apurada. De novo: é para programar as próximas 72 horas só se deslocando se for extremamente necessário, a não ser, óbvio, que a situação volte à normalidade — afirmou.

 

Fonte: Jornal O Globo