Presidente do Sinfrerj, Alexandre Mello, mostrou-se otimista quanto à abertura do concurso para Auditor Fiscal
Enviado Terça, 23 de Agosto de 2022.Em entrevista à Degrau Cultural, presidente do Sinfrerj, Alexandre Mello, mostrou-se otimista quanto à abertura do concurso para Auditor Fiscal
Em entrevista ao programa DC Entrevista, da Degrau Cultural, o presidente do Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita Estadual do Rio de Janeiro (Sinfrerj), Alexandre Mello, informa que o atual secretário de estado de Fazenda, Leonardo Lobo Pires, tem interesse em abrir o concurso Sefaz RJ para a carreira de auditor-fiscal o mais breve possível.
O presidente do Sinfrerj acredita que o concurso para fiscal da Secretaria de Estado de Fazenda do Rio de Janeiro (Sefaz RJ) será aberto a curto ou médio prazo, mas não sabe ao certo quando o edital será divulgado.
“Já houve uma conversa nossa com o secretário e há uma vontade dele abrir o concurso. Há várias questões que ainda precisam ser resolvidas, mas o que eu posso garantir é que existe vontade do secretário em fazer, existe o nosso compromisso em preencher nossos quadros e que faremos todo o possível que isso seja feito da forma mais breve possível”, explica Alexandre Melo, que além de presidente do Sifrerj é também membro do Conselho Superior de Fiscalização Tributária.
Em abril do ano passado, o governador Cláudio Castro autorizou, por meio do Decreto 47.585/21, a abertura de concurso para 50 vagas na Sefaz-RJ, sendo 30 para auditor-fiscal, cargo que exige formação superior em qualquer área e cuja remuneração atual gira em torno de R$25 mil, segundo Alexandre Mello.
O sindicalista reconhece que as 30 vagas autorizadas estão longe de suprir as necessidades do estado e ressalta que os atuais servidores estão sobrecarregados, acumulando diversas funções. “Temos uma carência de pessoal muito grande.”
A Lei Complementar 69/90 estabelece que a Sefaz RJ pode ter um efetivo de 1.600 fiscais, porém, segundo o presidente do Sinfrerj, há aproximadamente 750 na ativa. “Com um quadro mais robusto, a gente conseguiria promover melhor as práticas de cunho arrecadatório. Um aumento de quadro reflete em um aumento de arrecadação”, afirma.
Não bastasse a grande carência de pessoal, Alexandre Mello revela que cerca de 100 auditores-fiscais poderão ser aposentar a curto prazo, o que reforça ainda mais a necessidade de abertura um novo concurso Sefaz RJ. “É algo que nos preocupa. Temos uma fila grande de aposentadorias.”
Além de informar sobre o interesse do atual secretário em abrir o concurso Sefaz RJ e traçar um raio-X do atual quadro de pessoal, o presidente do Sinfrerj falou à reportagem da Degrau Cultural sobre as atividades desempenhadas pelos auditores-fiscais e os atrativos da carreira, bem como da necessidade de os futuros concursados se sindicalizarem para fortalecimento da categoria.
Confira a entrevista: https://www.youtube.com/watch?v=yyKkKv5TTfI
Fonte: Degrau Cultural