Secretaria de Estado de Fazenda lança Projeto Gefe Itinerante

Enviado por Maria em Segunda, 29 de Novembro de 2021.

A Secretaria de Estado de Fazenda, por meio da Escola Fazendária (Efaz) e do Grupo de Educação Fiscal do Estado de Rio de Janeiro (GEFE-RJ), vai lançar, na próxima terça-feira (30/11), o Projeto Gefe Itinerante. A iniciativa tem como objetivo apresentar o Programa Nacional de Educação Fiscal (PNEF) e o Programa Estadual de Educação Fiscal para a criação de Grupos de Educação Fiscal Municipal. Poderão participar servidores dos 92 municípios fluminenses.

Com temas ligados à Educação Fiscal, que mostram a importância dos tributos e do controle de gastos públicos, o Projeto Gefe Itinerante será realizado em três fases. A primeira, no dia 30/11, vai acontecer de maneira híbrida, com o evento presencial ocorrendo no Auditório da Sefaz-RJ, no 20º andar, Centro do Rio, e transmissão pelo canal da Efaz no YouTube. Na ocasião, haverá a apresentação do Programa Nacional de Educação Fiscal. O objetivo é permitir que os servidores indicados pelas prefeituras possam se familiarizar sobre o tema.

A abertura do evento será feita pelo Secretário de Estado de Fazenda, Nelson Rocha e pelo Subsecretário de Administração, Thiago Farias Dias, às 10h. Em seguida, o Coordenador Nacional do GT 66 – Educação Fiscal, Luiz Antônio Zanon, irá falar sobre o Programa Nacional de Educação Fiscal (PNEF), às 10h30m. Na sequência, às 10h45m, a Coordenadora Estadual do GEFE-RJ e Diretora da Efaz RJ, Rosangela Dias Marinho, juntamente com a Diretora de Educação Fiscal da Efaz RJ, Joana Alves, falam sobre o Programa Estadual de Educação Fiscal (PEEF).

Encerrando a programação, às 11h15m o Auditor Fiscal da Receita Estadual e Superintendente de Cadastro e Informações Fiscais, Rafael Mandarino de Carvalho Pereira, discorre sobre o Índice de Participação dos Municípios. No mesmo dia, será lançada pesquisa de avaliação da Educação Fiscal nos municípios.

No ano de 2022, dando seguimento ao projeto, o GEFE-RJ realizará eventos regionais, levando palestras, cursos e oficinas sobre o tema aos municípios do Estado do Rio de Janeiro.

 

Fonte: Site Sefaz-RJ