Arrecadação de ICMS do Estado do Rio tem aumento de 9,5% em 2025
Enviado Quarta, 11 de Fevereiro de 2026.Total recolhido da principal fonte de receita do Estado, mais o FECP, foi de R$ 60,7 bilhões
Pelo segundo ano seguido, o Estado do Rio de Janeiro encerrou o ano com alta na arrecadação de ICMS e do Fundo Estadual de Combate à Pobreza (FECP), um adicional do imposto.
O aumento nominal foi de 9,5% na comparação entre 2025 e 2024, enquanto o total recolhido da principal fonte de receita do Estado, mais o FECP, foi de R$ 60,7 bilhões.
Dois fatores foram importantes para esse bom resultado, segundo a Secretaria de Estado de Fazenda: o ajuste da alíquota modal do ICMS de 18% para 20% em maio de 2024, que produziu efeitos entre janeiro e abril do ano passado; e a atividade econômica registrada no primeiro semestre de 2025.
O crescimento nominal da arrecadação fluminense foi o maior entre todos os estados das regiões Sul e Sudeste, superando as médias nacional (6,8%) e das respectivas regiões (5,0% e 7,2%), segundo dados da Secretaria do Tesouro Nacional (STN).
Fonte: O Globo - Coluna Ancelmo Gois
Aumentar textos
Reduzir textos
Contraste