Vou pagar mais imposto com a reforma tributária? Mudança próxima eleva pânico disseminado nas redes

Enviado Segunda, 26 de Janeiro de 2026.

No programa ‘Não vou passar raiva sozinha’, a colunista do ‘Estadão’ questiona: Você prefere continuar pagando imposto ‘no escuro’?

Em 2026, a reforma tributária começa a entrar na realidade dos consumidores brasileiros. Com a proximidade dessa mudança, aumenta o pânico disseminado pela internet. Para desfazer confusões, no programa Não vou passar raiva sozinha desta semana, a colunista do Estadão Maria Carolina Gontijo, a Duquesa de Tax, confronta o antigo ao novo sistema (veja íntegra do programa no vídeo acima).

Para deixar mais claras as diferenças entre os dois modelos de cobrança, a colunista detalha, por exemplo, como funciona hoje o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) o “mais traiçoeiro de todos, porque consegue ser alto, confuso e ainda fazer você discutir com o alvo errado”.

“O que torna o ICMS particularmente abusado não é só a alíquota, quanto o Estado cobra: é o desenho”, acrescenta. “Ele é calculado por dentro.” No vídeo, a Duquesa desfaz esse mistério e fala ainda sobre outros tributos em vigor e os que vão substituí-los.

“A reforma vai resolver todos os nossos problemas? Possivelmente não. Ela vai trazer novas brigas, possivelmente sim”, avisa a Duquesa. “Mas, se ela aumentar a transparência e reduzir esse teatro do Imposto Invisível, já é uma mudança enorme de qualidade institucional”.

Fonte: Estadão