IPVA 2026: vencimento do imposto começa nesta quarta para veículos com placas de final 0
Enviado Quarta, 21 de Janeiro de 2026.O contribuinte poderá optar pelo pagamento integral, com desconto de 3%, ou pelo pagamento da primeira parcela
Nesta quarta-feira (21), vence a cota única ou primeira parcela do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2026, no Estado do Rio de Janeiro, para os proprietários de veículos com placas de final 0. O contribuinte que optar pelo pagamento integral terá redução de 3% no montante a pagar. Já o parcelamento, sem desconto, pode ser feito em três prestações mensais.
A etapa de vencimentos da cota única ou da primeira parcela do imposto vai até 3 de fevereiro, conforme o final das placas dos veículos.
Neste ano, o IPVA incidirá sobre cerca de 3,3 milhões de veículos emplacados no Estado do Rio. O pagamento poderá ser feito via Pix, em qualquer instituição financeira, ou por meio de código de barras, nas instituições parceiras da Fazenda estadual — Bradesco, Itaú, Santander e Sicoob.
Para o advogado Júlio Caires, especialista em Direito Tributário, o pagamento à vista é mais vantajoso, em razão do desconto oferecido. Mas se o pagamento à vista comprometer outras despesas essenciais, o parcelamento pode ser a opção mais segura.
— Quem tem condições financeiras tende a se beneficiar do pagamento à vista. Já o parcelamento é indicado para quem precisa preservar o orçamento, desde que mantenha os pagamentos em dia — explica Caires.
Como emitir o Darj
O Darj está disponível para emissão no site Secretaria estadual de Fazenda. Basta informar o número do Renavam para ter acesso ao documento.
Além do imposto anual, para ter o carro regularizado no exercício de 2026 será necessário pagar a taxa de licenciamento anual do Detran RJ, emitida no site do Bradesco, e de quitar multas já vencidas.
Cuidado com golpes
O governo do estado pede que os contribuintes evitem usar sites de busca para não cair em páginas criadas por golpistas. A recomendação é digitar o endereço diretamente no navegador.
Ao emitir o Darj, o contribuinte deve conferirir se o CNPJ 42.498.675/0001-52 e o nome do favorecido “SEFAZ RJ – SECRETARIA DE ESTADO DE FAZENDA DO RJ” estão presentes no documento, para evitar golpes.
Fonte: Extra
Aumentar textos
Reduzir textos
Contraste