Produção industrial do Estado do Rio cresce 3,9% em novembro

Enviado Sexta, 16 de Janeiro de 2026.

Desempenho da indústria fluminense acumulou alta de 4,6% de janeiro a novembro do ano passado

A produção industrial do Estado do Rio de Janeiro registrou crescimento de 3,9% em novembro, na comparação com o mesmo mês do ano anterior. No acumulado de janeiro a novembro de 2024, a alta chegou a 4,6%, desempenho significativamente superior à média nacional, que apresentou variação negativa de -1,2% no mês e avanço de apenas 0,6% no acumulado do ano. 

Os dados fazem parte da Pesquisa Industrial Mensal (PIM) Regional, divulgada nesta quarta-feira (14/01) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

- Crescer acima da média nacional, em um cenário econômico desafiador, demonstra a força da nossa indústria e a efetividade das políticas públicas adotadas para estimular o desenvolvimento, atrair investimentos e gerar empregos para a população. Fortalecer ainda mais o ambiente de negócios, apoiar os setores produtivos e garantir o crescimento sustentável para a economia fluminense permanecem entre as nossas prioridades - afirmou o governador Cláudio Castro. 

A pesquisa do IBGE também apontou que a produção industrial do Rio de Janeiro acumulou crescimento de 3,8% em 12 meses, figurando entre os avanços mais expressivos na comparação com o mesmo período de 2024.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços, Vinicius Farah, observa que a indústria global e nacional enfrentam um cenário de incertezas, com perspectivas de crescimento mais lento e desafios

- Tensões geopolíticas e mudanças no comércio global têm contribuído para a instabilidade da indústria. Diante desse cenário, o Governo do Estado tem assegurado o apoio necessário aos setores estratégicos da indústria fluminense - destacou Farah.

Fonte: GOV-RJ