Fenafisco e entidades definem estratégias contra a Reforma Administrativa no FONACATE

Enviado Quinta, 16 de Outubro de 2025.

A reunião destacou a importância de sustentar a mobilização em defesa de um serviço público estável, de qualidade e voltado para a sociedade.

Durante a Assembleia Geral do Fonacate, realizada nesta terça-feira (14), as entidades afiliadas destacaram as principais preocupações com o texto da proposta: a restrição do teletrabalho, limitado a apenas um dia por semana; fim da paridade entre ativos e aposentados, com a criação de prêmios extensivos apenas a servidores ativos; ataques à estabilidade, com a criação de novos tipos de contrato de trabalho; e a centralização de poder na União, que desfigura o pacto federativo e a independência dos Poderes. A federação foi representada pelo seu diretor de Assuntos Parlamentares e Relações Institucionais, Celso Malhani.

As instituições dialogaram, apresentaram o ponto de vista de suas carreiras e todas se mostraram extremamente contrárias à Reforma, que ameaça pilares fundamentais do Estado brasileiro, abrindo as portas para que a precarização e a uberização invadam o funcionalismo público.

Até o momento, 79 parlamentares assinaram a proposta, permitindo o início da tramitação na Casa, e faltam 92 assinaturas para que o texto seja oficialmente protocolado. De olho nesta situação, os representantes das entidades assumiram o compromisso de dialogar com os parlamentares para que a proposta não avance na Câmara dos Deputados.

“Vamos demonstrar a força do funcionalismo para derrotar essa proposta que retira direitos e desmonta as bases do serviço público no Brasil”, afirmou Rudinei Marques, presidente do Fonacate.

Além disso, os presentes também discutiram sobre o ato CONTRA A REFORMA ADMINISTRATIVA, que ocorrerá no dia 29 de outubro, visando mostrar à sociedade brasileira o quanto essa proposta prejudicará a vida de milhões de brasileiros.

O encontro ressaltou a relevância de manter o engajamento na luta por um funcionalismo público de qualidade, com estabilidade e foco na sociedade. A Fenafisco e o Fonacate convocam todos os servidores públicos ativos e aposentados, e seus pensionistas, assim como os concurseiros em Brasília a participarem da Marcha Nacional do Serviço Público contra a Reforma Administrativa, no dia 29 de outubro (quarta-feira), com concentração às 9h, em frente ao Museu Nacional.

Fonte: Fenafisco