Com bandeira vermelha, veja como economizar luz
Enviado Segunda, 30 de Junho de 2025.Com poucas chuvas, reservatórios ficam abaixo da capacidade e isso impacta a energia | Foto: Copel
A bandeira tarifária para o mês de julho vai continuar vermelha patamar 1, a mesma de junho. Com isso, as contas de energia elétrica continuarão recebendo adicional de R$ 4,46 para cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a continuidade do cenário de chuvas abaixo da média em todo o país reduz a geração de energia por hidrelétricas. Diante desse cenário, o Correio da Manhã pegou dicas com economistas para que o consumidor economize até 40% na conta.
A melhor forma de economizar é priorizar o controle dos aparelhos classificados como vilões do consumo. São eles: chuveiro, geladeira, iluminação, ar-condicionado, ferro elétrico e computadores.
"Diminuir o tempo de banho quente para quem tem chuveiro elétrico, e trocar a iluminação para lâmpadas de led também podem fazer com que a conta dê um alívio no bolso", explica o economista e professor do Ibmec, Gilberto Braga.
Usando o chuveiro elétrico de maneira consciente, o consumidor diminui os gastos de energia em 30%. A orientação é manter a chave seletora do aparelho na posição "morno" ou "verão".
Para chegar a uma economia de 40% na conta de luz, os consumidores podem adotar outras medidas. Uma delas, por exemplo, é acumular a roupa lavada para passar e não ligar o ferro em várias etapas.
Para economizar mais uns trocados de energia elétrica vem uma das dicas mais populares e que muitas pessoas nem ligam: tirar os aparelhos eletrônicos da tomada. Em média, 12% da energia consumida em casa é gasta por aparelhos que ficam no chamado modo stand by.
Uma residência, normalmente, tem 15 equipamentos que utilizam essa tecnologia. Um decodificador de TV a cabo só é usado cerca de cinco horas por dia. Retirá-lo da tomada nas outras 19 horas gera uma boa economia de energia.
Fiquem 'ligados' nas recomendações
1. A dica é ficar o mínimo possível no banho se tiver chuveiro elétrico. Os aparelhos mais comuns têm potência de, aproximadamente, 5.500W. Se utilizar o chuveiro elétrico na posição morno ou verão, haverá uma economia de cerca de 30%.
2. Os aquecedores, em dias mais frios, podem chegar a corresponder a 1/3 do gasto doméstico com eletricidade, conforme a utilização. Evite deixar o aquecedor ligado por longos períodos e utilize-o apenas quando estiver no ambiente.
3. Troque lâmpadas incandescentes e fluorescentes por modelos de LED, que consomem de 60% a 80% menos energia.
4. Utilize a capacidade máxima das máquinas de lavar e secar. Nas máquinas de lavar, fique alerta à quantidade de sabão, evitando repetir a operação de enxágue. Quanto às secadoras, use apenas quando necessário.
5. Não deixe a TV ligada sem que haja alguém assistindo. Programe o timer (desligamento automático) antes de dormir.
6. Desligue o computador sempre que ficar mais de 2 horas sem utilização. Desconecte o monitor a partir de 15 minutos de inatividade.
7. Não abra a porta da geladeira desnecessariamente para não forçar o motor do eletrodoméstico.
8. Verifique se a borracha de vedação da porta da geladeira está cumprindo sua função. Nunca utilize a parte traseira do equipamento para secar roupas ou sapatos.
Fonte: Correio da Manhã