Fenafisco discute PEC 66 e “Descongela Já” em reunião no gabinete da deputada Bia Kicis
Enviado Terça, 13 de Maio de 2025.A Fenafisco segue com sua mobilização no Congresso Nacional para debater propostas legislativas de interesse da categoria. Representantes da Fenafisco, do Sinafite-DF e do Sindifisco-DF estiveram no gabinete da deputada federal Bia Kicis (PL-DF), na semana passada, onde foram recebidos pelo secretário parlamentar, Marcos Sabo Huber, para discutir pautas prioritárias como a PEC 66/2023 e o PLP 21/2023, este último parte da mobilização nacional “Descongela Já”.
A PEC 66 prevê a obrigatoriedade da aplicação das regras da Reforma da Previdência (EC 103/2019) em estados e municípios — uma medida que, segundo as entidades, compromete a autonomia dos entes federativos, muitos dos quais já aprovaram suas próprias legislações previdenciárias. As lideranças também manifestaram preocupação com o possível restabelecimento do artigo 40-A, considerado inconstitucional pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados.
Durante o encontro, foram entregues documentos técnicos com argumentos contrários à proposta e apresentadas outras pautas de interesse do Fisco, como a PEC 06/2024 (que propõe a extinção gradual da contribuição de aposentados e pensionistas), a Emenda 135/2024 (que trata da regulamentação de verbas indenizatórias) e a PEC 10/2023 (que propõe o restabelecimento dos quinquênios).
Participaram da reunião o diretor do Departamento de Projetos Especiais da Fenafisco e diretor-geral do Sinafite-DF, Toni Pinto Oliveira; o diretor financeiro do Sinafite-DF, Esio Vieira de Araújo; e os representantes do Sindifisco-DF, Rubens Roriz e Rocine Dias. Marcos Sabo Huber recebeu os materiais, compreendeu a importância das demandas apresentadas e colocou a agenda da deputada à disposição da Fenafisco.
Fonte: Fenafisco