Lojistas do Rio esperam aumento de 6% nas vendas no Dia das Mães

Enviado Quarta, 07 de Maio de 2025.

Já em São Paulo, mesmo com contas atrasadas, cerca de 78% dos paulistas devem ir às compras para celebrar a data

A poucos dias do Dia das Mães, a maior data comemorativa do comércio depois do Natal, pesquisa do Clube dos Diretores Lojistas do Rio de Janeiro (CDL-Rio), e do Sindicato dos Lojistas do Município do Rio de Janeiro (SindilojasRio), que ouviu mais de 250 lojistas da cidade do Rio de Janeiro mostra que 72% dos empresários entrevistados estimam vender 6% a mais no Dia das Mães. A pesquisa ouviu lojistas dos setores de vestuário, calçados e bolsas, joias e bijuterias, perfumaria e cosméticos, eletrodomésticos, eletroeletrônicos, móveis e telefonia celular.

“O aumento estimado de 6% é uma boa notícia e mostra que as condições do momento são favoráveis, embora o comércio venha enfrentando dificuldades com a conjuntura da alta de preços e dos juros. A pesquisa também detectou a confiança dos comerciantes diante da possibilidade de vendas face à disposição dos consumidores. Uma das datas mais significativas para o comércio, representando um marco no calendário varejista que vai além de uma simples celebração afetiva, o Dia das Mães é o Natal do primeiro semestre. É também uma oportunidade para os lojistas investirem em estratégias como promoções, decoração de vitrines e campanhas publicitárias para atrair o consumidor. Por conta disso o comércio se mobiliza para atender a uma demanda diversificada”, diz Aldo Gonçalves, presidente do CDL-Rio e SindilojasRio.

“Outro aspecto a considerar é que paralelamente, a mudança de estação também contribui para o aumento das vendas. O Dia das Mães cai no mês de maio, que marca a transição do outono para o inverno, o que sempre influencia no comportamento do consumidor. Com temperaturas mais amenas, cresce a procura por itens mais quentes como roupas de frio, calçados fechados e acessórios que combinem conforto e estilo. Uma nova estação sempre cria um cenário favorável para o comércio”, conclui.

Segundo a pesquisa os lojistas estimam que o preço médio dos presentes por pessoa fique na casa de R$ 120 e que os clientes deverão utilizar o cartão de crédito parcelado como forma de pagamento, seguido de cartão de loja, a prazo (crediário), Pix, dinheiro e cartão de débito. De acordo com a pesquisa os lojistas acreditam que vestuário, calçados, bolsas e acessórios, joias e bijuterias, perfumaria e produtos de beleza e celulares devem ser os presentes mais vendidos.

Para atrair os consumidores os lojistas optaram pela promoção, propaganda, facilidade de pagamento, descontos no total das compras, sorteio de brindes, kits promocionais e novos produtos. Os empresários dos setores de vestuário e calçado, também acreditam que os lançamentos de novas coleções vão alavancar as vendas, enquanto que no setor de telefonia celular, a aposta está sendo nas promoções. Já os de eletrodoméstico e eletroeletrônico estão investindo em campanhas publicitárias.

Já em São Paulo, o Dia das Mães deve atrair cerca de 50,7 milhões de consumidores às compras em todo o estado, segundo estimativa da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de São Paulo (FCDL-SP), em parceria com a CNDL e SPC Brasil. A data deve movimentar R$ 15,1 bilhões no comércio.

Mesmo com uma retração de R$ 2 bilhões em relação ao ano passado, o cenário ainda é considerado positivo pelos lojistas, principalmente pela elevada intenção de compra manifestada por 78% dos consumidores, que devem adquirir ao menos um presente para a ocasião. Entre os principais presenteados estão as mães (77%), seguidas das sogras (18%) e das esposas (17%).

O presidente da FCDL-SP, Mauricio Stainoff, destaca que o Dia das Mães é uma data emocional que impulsiona o consumo, mesmo em um cenário econômico desafiador.

“É um momento de conexão afetiva, que mexe com o coração do consumidor. Por isso, mesmo com inflação e juros altos, muitos ainda optam por comprar presentes para demonstrar carinho. O lojista que souber trabalhar bem a vitrine, oferecer boas condições de pagamento e investir em atendimento vai sair na frente”, afirma.

O valor médio de gasto por consumidor em São Paulo deve girar em torno de R$ 298. Sendo que 39% esperam gastar mais que em 2024; 37% o mesmo valor e 16% um valor consideravelmente menor.

Apesar da elevada intenção de gastar mais, o levantamento aponta sinais de alerta: 32% dos entrevistados estão com contas em atraso, e 13% admitem que podem deixar de pagar alguma conta para comprar presentes. Além disso, 27% reconhecem que costumam gastar mais do que podem nesta data.

“É importante que todos tenham consciência do seu orçamento. A emoção do momento não pode se sobrepor ao planejamento financeiro da família. Presentear é um gesto bonito, mas não deve virar uma dívida impagável. Uma alternativa é compartilhar o custo do presente com outros familiares”, orienta Stainoff.

Os produtos mais buscados neste Dia das Mães devem ser perfumes (47%); roupas, calçados e acessórios (41%); cosméticos (26%); chocolates (23%); e flores (19%). Em média, cada consumidor deverá comprar dois presentes.

Apesar do crescimento das compras digitais, as lojas físicas seguem liderando a preferência dos paulistas, com 80% dos entrevistados declarando que pretendem adquirir os presentes presencialmente. Os shoppings (32%), centros comerciais populares (19%) e lojas de departamento (17%) estão entre os locais mais mencionados. No ambiente digital, 45% pretendem fazer ao menos uma compra virtual.

A pesquisa mostra que 79% dos consumidores devem pesquisar preços antes da compra, utilizando a internet como principal ferramenta. Além disso, a forma de pagamento mais comum será o Pix (46%), seguido do cartão de débito (23%) e cartão de crédito parcelado (31%). Entre os que vão parcelar, a média será de quatro vezes.

“O varejo tem uma ótima oportunidade de estreitar laços com os consumidores ao oferecer opções criativas e acessíveis, que respeitem os limites do orçamento familiar sem perder o simbolismo da ocasião”, finaliza Stainoff.

Fonte: Monitor Mercantil