Comissão da Alerj promove audiência pública para debater assédio moral no serviço público
Enviado Segunda, 05 de Maio de 2025.A Comissão de Servidores Públicos, da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), realiza audiência pública nesta segunda-feira (05/05) para debater o assédio moral nas relações de trabalho no setor público estadual. O encontro será às 15h, na sala 1801 do Edifício Lúcio Costa, sede do Parlamento fluminense, e marca uma nova etapa de mobilização em torno do Dia Nacional ao Assédio Moral, celebrado no dia 2 de maio.
A audiência pretende iniciar o debate sobre a construção e fiscalização de uma política pública para prevenção e enfrentamento ao assédio moral. Segundo o deputado Flávio Serafini (PSOL), presidente do colegiado, o tema tem ganhado dimensão urgente diante do aumento expressivo de denúncias e da procura de servidores públicos nos últimos meses.
“Os servidores vêm enfrentando uma grave crise de saúde mental provocada por um conjunto de violências no trabalho — em especial o assédio moral, que compromete a dignidade e a saúde dos trabalhadores, seja de forma explícita ou velada, individual ou institucional. Em 2024, o Brasil registrou um aumento de 68% nos afastamentos por adoecimento mental, em comparação com 2023. E no Estado do Rio sequer há um diagnóstico oficial sobre esse cenário. Isso torna ainda mais urgente o debate”, destacou o parlamentar.
Estão convidados para a audiência pública a vice-presidente da Associação dos Servidores do MPRJ, Juliana Costa Vargas; a vice-coordenadora da Coordenadoria Nacional de Defesa do meio Ambiente do Trabalho e da Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora do Ministério Público do Trabalho (CODEMAT), Juliana Mombelli; o superintendente de integridade e a assessora de integridade pública da Controladoria Geral do Estado (CGE-RJ), Jaime Almeida e Suelen Aparecida, respectivamente; e entidades sindicais, especialistas em saúde do trabalhador e representantes do funcionalismo.
Fonte: Site Alerj