Cláudio Castro é reprovado por 50,9% e aprovado por 40,6%, diz pesquisa Futura
Enviado Quinta, 24 de Abril de 2025.O levantamento aponta que 8,5% dos entrevistados não souberam ou não quiseram opinar sobre a gestão do governador fluminense
O governador Cláudio Castro é reprovado por 50,9% dos eleitores do Rio de Janeiro e aprovado por 40,6%, segundo pesquisa Futura Inteligência divulgada nesta quarta-feira, 23. O levantamento aponta que 8,5% dos entrevistados não souberam ou não quiseram opinar sobre a gestão do governador fluminense.
Na avaliação de governo, 38,5% dos fluminenses classificam o trabalho como ruim ou péssimo, enquanto 39,7% consideram a administração regular. Apenas 19,3% avaliam a gestão de Castro como ótima ou boa, e 2,5% não souberam responder.
Essa é a primeira série de pesquisa do instituto que mediu a popularidade da gestão Cláudio Castro, por isso, não há levantamento anterior para comparar.
A pesquisa Futura Inteligência entrevistou 800 eleitores do estado do Rio com 16 ou mais anos entre os dias 28 de março e 2 de abril. A abordagem utilizado foi a CATI (entrevista telefônica assistida por computador). A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais para um nível de confiança de 95%.
Maioria da população do Rio tem avaliação negativa da economia
O levantamento mostra que a população fluminense tem uma avaliação negativa da economia e dos setores públicos.
Apenas 21,3% dos entrevistados consideram a criação de empregos como ótima ou boa, enquanto 47,5% a classificam como ruim ou péssima. Quanto ao combate à alta dos preços, 67% veem o desempenho do governo de forma negativa, e apenas 10% consideram a atuação boa. A situação econômica geral é classificada como ótima ou boa por 7,6% dos entrevistados, enquanto 64,6% têm uma visão negativa.
Nos setores públicos, a percepção negativa também é predominante. A infraestrutura tem 43,6% de avaliação ruim/péssima, e a educação pública recebe 54,3% de avaliação negativa. A saúde pública, com 66,4% de desaprovação, é o setor com a maior taxa de crítica. A segurança pública, apesar de ter 5,7% de avaliação ótima ou boa, enfrenta a desaprovação de 75,8% da população.
Fonte: Exame