Sefaz-RJ disponibiliza ferramenta de acompanhamento da execução orçamentária do estado

Enviado Terça, 08 de Abril de 2025.

Radar Fiscal vai aprimorar acesso da sociedade e dos gestores às informações públicas
‌

A Secretaria de Fazenda do Estado (Sefaz-RJ) disponibilizou, nesta sexta-feira (04/04), a ferramenta Radar Fiscal, que reúne painéis interativos para análise e acompanhamento da execução orçamentária do Rio de Janeiro. A iniciativa vai modernizar o acesso aos dados orçamentários, facilitando a compreensão da sociedade às informações públicas e a tomada de decisões de gestores públicos. A medida integra o Programa Tesouro Inteligente, da Subsecretaria do Tesouro (SUBTES).

“A implementação amplia os trabalhos deste Programa que tem como principal objetivo aprimorar os serviços prestados. Disponibilizar esses dados para a população e as autoridades contribui para o aumento da transparência, tornando cada vez mais eficaz o uso dos recursos públicos ”, destacou o subsecretário do Tesouro Bruno Schettini.

A ferramenta disponibiliza dois painéis, de Receita e de Despesa. O primeiro oferece uma visão consolidada sobre a arrecadação estadual. Nele é possível compreender a composição e a distribuição dos recursos públicos e conferir um comparativo anual baseado nas previsões da LOA e da Nota de Revisão de Receita, que acompanha o recolhimento mês a mês. Também são detalhados os fatores que impactam a arrecadação líquida.

Já a parte da Despesa demonstra a aplicação dos recursos públicos com dados como: as dotações inicial e autorizada, os créditos adicionais e os contingenciamentos. Também apresenta indicadores de execução financeira, com gráficos categorizados por grupos, e permite uma análise detalhada do Limite Máximo de Empenho, além de incluir os Restos a Pagar quitados no exercício.

“Projetada para uma fácil navegação, a ferramenta conta com filtros padronizados que permitem uma exploração segmentada dos dados. Dentre as principais especificações estão a separação por Poderes, fontes, órgãos e unidades gestoras e períodos”, explicou o subsecretário Adjunto de Finanças Thiago Garcon Martinho.

A expectativa para os próximos meses é a integração de novos painéis, que vão abordar temas como Restos a Pagar e Repasses Constitucionais, proporcionando uma visão ainda mais abrangente, minuciosa e estratégica sobre a utilização dos recursos estaduais.
‌

Programa Tesouro Inteligente

Implementado em fevereiro deste ano pela Resolução Sefaz n° 737, o Programa Tesouro Inteligente é uma medida que prevê o uso de ferramentas tecnológicas para adoção de novas práticas de gerenciamento de projetos, como a automatização e o desenvolvimento de sistemas de informação. Com ações coordenadas pelo Escritório de Projetos da SUBTES, a iniciativa objetiva otimizar as atividades operacionais internas e a transparência das ações do setor, aprimorando os serviços prestados.

Fonte: Site Sefaz-RJ