Na cola dos produtos falsificados
Enviado Sexta, 04 de Abril de 2025.A Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor e o Procon-RJ promovem o III Workshop de Identificação e Repressão de Produtos Contrafeitos, que será realizado no auditório do Centro Integrado de Controle e Comando (CICC), nos dias 8 e 9 de abril. O treinamento vai contemplar 140 agentes públicos como policiais militares que atuam nos Batalhões de área e no Comando de Polícia Rodoviária (CPRv), Batalhão de Vias Expressas (BPVE) e Comando de Polícia Ambiental (CPAM), policiais civis, além de profissionais da Subsecretaria Especial de Controle de Divisas – Operação Foco e da SEDCON com o intuito de orientar e treinar na identificação de produtos falsificados.
Somente no estado do Rio de Janeiro, em 2024, foram apreendidos mais de 90 toneladas de sabão de procedência duvidosa da marca líder de mercado, 500 kg de produtos eletrônicos falsificados e cerca de 100 litros de bebidas sem procedência comprovada.
O treinamento contará com a participação de parceiros como a Unilever, a Associação Brasileira de Bebidas – ABRABE e do Daniel Advogados, escritório de advocacia representante das marcas Eone, Mga, Nintendo, NBA, Major League Baseball, Sony e PlayStation.
- É muito importante que os policiais estejam treinados para que possam colaborar na identificação e apreensão de mercadorias falsificadas ou sem procedência comprovada, que podem ser enviados para a perícia. O descaminho e a falsificação de produtos prejudica, não só a economia, como pode colocar em risco à vida dos consumidores -, afirma o Secretário de Estado de Defesa do Consumidor, Gutemberg Fonseca.
Fonte: Correio da Manhã