Contribuintes reclamam nas redes sociais de dificuldades para fazer declaração do IRPF 2025

Enviado Terça, 18 de Março de 2025.

O grande problema é que muitas pessoas estão procurando preencher a declaração online, sem a necessidade de fazer o download do programa gerador, mas versão ainda não está disponível

O prazo para fazer e entregar a declaração do Imposto de Renda 2025, ano-base 2024 (IRPF 2024), começou nesta segunda-feira (17), mas não está sendo fácil cumprir a obrigação junto à Receita Federal. Para começar, as pessoas estão tendo dificuldades de encontrar a plataforma para incluir as informações. Diante desta situação inusitada, internautas que gostam de entregar a declaração nos primeiros dias, principalmente para receber logo a restituição do imposto, foram às redes sociais manifestar sua insatisfação.

“Tentando fazer a declaração do imposto de renda mas não aparece a opção de 2025”, reclama um usuário no X, antigo Twitter. “Nem no site e nem no app aparece a opção 2025, só queria fazer logo a declaração do imposto de renda”, diz outra internauta. “Pessoal, alguém tá conseguindo fazer declaração do imposto de renda 2025 pelo celular eu não consigo começar a minha, primeiro ano que vou receber restituição”, lamenta uma terceira pessoa, também no X.
O grande problema é que muitas pessoas estão procurando preencher a declaração online, sem a necessidade de fazer o download do programa gerador (PDG). A facilidade de fazer a declaração diretamente no computador, tablet ou celular, relativamente recente caiu no gosto dos contribuintes.

Quem tentou fazer a declaração online no site Meu Imposto de Renda verificou que a opção “Fazer minha declaração” para o IRPF 2025 não funciona. Ao clicar no ano de 2025, aparece como “declaração não entregue” apenas.

O que acontece então? Conforme informou o Valor nesta terça-feira, a opção online do IRPF 2025 não está disponível. Por enquanto, o contribuinte só consegue fazer e transmitir a declaração à Receita Federal baixando o programa gerador da declaração.

Segundo a Receita, a opção online só estará disponível a partir de 1º de abril, junto com a versão completa da declaração pré-preenchida. No momento, a declaração pré-preenchida está incompleta, dispondo apenas de algumas informações, e dentro do PGD. Quem quiser usá-la terá que completar as informações faltantes.

A Receita atribui o atraso nas ferramentas para declaração do IRPF 2025 a “questões internas”, incluindo a greve dos auditores fiscais, que já passa de 100 dias.

Fonte: Jornal Valor Econômico