Brasileiros tiveram prejuízo de R$ 3,5 bilhões com fraudes em compras on-line em 2024

Enviado Terça, 11 de Fevereiro de 2025.

Estudo analisou dados do mercado digital brasileiro incluindo sites, aplicativos e contas digitais

Pesquisa realizada pela OLX, maior marketplace de classificados de produtos usados do País, para o Dia Mundial da Internet Segura, que é comemorado neste ano no dia 11 de fevereiro, aponta que os brasileiros tiveram prejuízo estimado de R$ 3,5 bilhões em golpes em compras on-line no ano passado. As principais fraudes foram: falso pagamento (46%), invasão de conta (28%), anúncio falso (15%) e coleta de dados (10%). Entre as categorias de produtos avaliadas, os celulares foram os principais alvos, representando 27% do total; seguidos por videogames (18%); carros, vans e utilitários (14%); computadores (8%); e motos (6%).

“O Dia Mundial da Internet Segura foi criado para conscientizar todos da importância de um ambiente digital seguro, e a informação é, sem dúvida, um passo fundamental para isso. Primeiro, é preciso ter clareza que, da mesma forma que tomamos cuidado na rua com nossos pertences, como a carteira e o celular, devemos estar atentos ao navegar nas plataformas digitais, especialmente com nossos dados pessoais e senhas. O usuário que entende isso, certamente vai se beneficiar de todas as facilidades que esse ambiente oferece com maior segurança”, explica Camila Braga, gerente sênior de Produtos da OLX.

O estudo analisou dados do mercado digital brasileiro incluindo sites, apps e contas digitais de janeiro a dezembro de 2024, em uma base de cerca de 20 milhões de contas abertas em plataformas on-line.

Conheça os principais golpes e como se proteger

- Falso Pagamento: Também conhecido como golpe da Compra Aprovada, ele acontece quando o fraudador se passa pelo comprador e faz um falso comprovante de depósito, levando a vítima a acreditar que o valor referente à compra foi pago e, portanto, fazer a entrega do item. O comprovante falso é enviado por e-mail ou aplicativo de mensagens e, quando a vítima percebe o golpe, o fraudador já está com o produto em mãos, deixando de responder as mensagens.

Como se prevenir: Para evitar que isso aconteça, é importante que o vendedor só entregue o produto após a confirmação do depósito em sua conta bancária ou carteira digital. Manter a conversa pela ferramenta de chat disponível na própria plataforma de compra e venda, evitando negociar por aplicativos de mensagens também é um cuidado importante.

- Invasão de Conta: Esse golpe consiste no uso de logins e senhas de outras pessoas, obtidos a partir de vazamento de dados na internet para a criação de anúncios falsos. Neste caso, o fraudador usa essas informações para se passar por pessoas idôneas e obter pagamentos antecipados por produtos que não existem ou até testar cartões da vítima para aplicar golpes em diferentes plataformas.

Como se prevenir: Para evitar o uso indevido dos dados, é fundamental não repetir senhas em diferentes sites e usar combinações fortes, com muitos caracteres, misturando letras, números e caracteres especiais (exclamação, arroba, traço, entre outros). Também é importante mudar as senhas de tempos em tempos e ficar atento aos alertas enviados pelas plataformas sobre tentativa de login na sua conta.

Fonte: O Dia