Como vai funcionar o Pix por aproximação? E quais bancos já oferecem o meio de pagamento?

Enviado Quarta, 06 de Novembro de 2024.

C6 Bank, PicPay e Itaú vão usar a carteira Google para oferecer o serviço. Banco do Brasil terá modalidade no seu aplicativo

Diante da estreia do Pix por aproximação através da carteira digital do Google, bancos e fintechs correm para desenvolver o sistema de pagamento por contato a partir dos próprios aplicativos ou para também participar da “wallet” da big tech.

Por enquanto, apenas clientes do C6 Bank e do PicPay — que já estavam em testes da modalidade desde agosto — podem utilizar o recurso a partir do Google. Nas próximas semanas, ele será habilitado também para quem tem contas no Itaú Unibanco.

Ainda em estágio inicial, o Banco Central prevê que todas as instituições financeiras disponibilizem o Pix por aproximação até fevereiro de 2025. Algumas vão apresentar a modalidade fora da carteira do Google.

O Banco do Brasil foi pioneiro na agenda do Pix por aproximação. Fora da carteira do Google, a opção do Pix por aproximação já está disponível desde outubro para alguns correntistas, em fase de testes, através de uma parceria com a rede de maquininhas Cielo.

Desde o dia 11 de outubro, clientes selecionados conseguem finalizar suas compras via Pix em estabelecimentos previamente habilitados em São Paulo e em Brasília. O pagamento é feito pelo aplicativo do banco.

A previsão é que, até o fim do mês, a opção seja ampliada para todos os clientes pessoa física do BB que tenham celular com sistema operacional Android e tecnologia NFC, mas apenas nas maquininhas da Cielo.

Itaú e Santander

O Itaú, que participa da carteira digital do Google, afirmou que não pretende incluir o Pix por aproximação no próprio app, mas iniciará a participação pela wallet da big tech a partir do próximo dia 14. O Santander também iniciará sua vinculação para realizar a modalidade no mesmo dia.

As regras para o Pix por aproximação foram aprovadas pelo BC e o Conselho Monetário Nacional (CMN) em julho, mas as discussões do Google com o mercado e autoridade monetária começaram ainda no ano passado.

Apesar da estreia da ferramenta neste ano, algumas instituições afirmaram que o oferecimento do Pix por aproximação vai ficar para o ano que vem. É o caso do Bradesco, que vai começar a testar a ferramenta em janeiro. A Caixa Econômica Federal também prevê a estreia para os clientes em 2025.

Nubank

O Nubank afirmou que não tem previsão para a estreia, e que trabalha para oferecer a ferramenta dentro do prazo previsto na regulação.

Procurados, BTG, Inter e Banco Original não responderam se trabalham na disponibilização da modalidade para seus clientes através da carteira do Google ou por conta própria.

Como vai funcionar

Ontem, o presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, participou do lançamento do Pix por aproximação para os usuários da carteira digital do Google, em São Paulo.

Para fazer o Pix por aproximação pela Carteira do Google, os usuários vão precisar vincular suas contas bancárias à ferramenta. Veja o passo a passo de como usar a ferramenta na hora da compra:

  • Na hora do pagamento, o lojista terá de fazer a opção por Pix na maquininha
  • O código QR, então, vai aparecer na tela da maquininha.
  • O consumidor deve ativar o Google Pay, que fornecerá as opções de bancos cadastrados pelo usuário.

Fonte: O Globo