Novo golpe: por meio de perfis falsos de hotéis, bandidos roubam senhas bancárias de clientes

Enviado Quarta, 23 de Março de 2022.

O avanço da vacinação contra o coronavírus e a flexibilização das normas de isolamento social possibilitaram a retomada do turismo neste ano. E o aumento da procura por hospedagens chamou a atenção de bandidos. Na internet, grupos criminosos têm criado perfis falsos nas redes sociais, com imagens de hotéis e pousadas nos pontos mais desejados pelos viajantes, para aplicarem golpes.

Nesses perfis, eles divulgam ofertas convidativas e oferecem um link para o acesso do usuário. Mas, quando o cidadão clica, seu dispositivo é infectado por um vírus. A função dele é roubar dados, como senhas bancárias, salvas no celular, no tablet ou no computador.

Por isso, Francisco Rezende, CEO da Agência Vírgula, passa dicas de como identificar promoções fraudulentas:

— O primeiro passo que precisamos dar é certificarmos que estamos nas redes oficiais desses hotéis ou pousadas. Desconfie de perfis que têm pouquíssimos seguidores e não geram interação com o público. Evite também clicar em qualquer link de anúncio, principalmente quando o valor é muito inferior ao tradicional. O mais seguro é entrar em contato direto com o estabelecimento e confirmar que se trata de uma promoção real — explica.

A confirmação deve ser feita por meio de um telefone ou e-mail obtido de um meio confiável, como o site ou o panfleto do local. Comprovada a fraude, o consumidor deve denunciar o perfil falso ao suporte da plataforma em que ele está hospedado. Mas se caiu no golpe, é preciso registrar o caso numa delegacia:

— A orientação é procurar a polícia para tentar identificar o dono do perfil falso e desta forma responsabilizá-lo — ou seu grupo — pelos crimes e pelos danos sofridos, embora, devido às políticas de privacidade, aos entraves burocráticos e aos cuidados que essas quadrilhas têm, seja muito difícil obter a localização ou a identidade exata de quem está por trás desses perfis. Em alguns casos, também é possível, por via judicial, solicitar o ressarcimento do prejuízo para as plataformas onde o golpe ocorreu — pontua Francisco.

Ele ainda recomenda aos estabelecimentos verdadeiros que tiverem suas informações replicadas em uma mídia falsa que procurem a polícia:

— Para os estabelecimentos é fundamental a realização de um registro de ocorrência e o contato com o suporte das redes envolvidas, relatando o fato e enviando o registro de ocorrência, comprovando a veracidade das informações e escapando da responsabilização em casos de processos. Além disso, é fundamental a comunicação constante sobre a possibilidade desse tipo de golpe, como ele funciona e as orientações para que o cliente não caia.

Fonte: Jornal Extra