Terceira e última cota do IPVA 2024 para motoristas do Rio começa a vencer nesta sexta-feira

Enviado Sexta, 22 de Março de 2024.

A terceira e última cota do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2024 começa a vencer nesta sexta-feira (dia 22) para proprietários cujos automóveis têm final de placa 0. O cronograma se encerrará em 11 de abril, para os de final de placa 9. O pagamento é feito por meio da Guia de Regularização de Débitos (GRD).

Para emitir a Guia de Regularização de Débitos (GRD), é preciso acessar o site do Bradesco e, no menu à esquerda, selecionar “Produtos e serviços”. Em seguida, é necessário clicar em “Serviços”.

Uma nova tela será aberta. Nela, o motorista deverá escolher a opção “Pagamentos”. Ao rolar essa tela, dentro da opção “Tributos”, o interessado deverá selecionar “DETRAN RJ, GRD, DUDA, GRT e GRM”. Por fim, bastará rolar a tela e clicar em “Gerar boleto”.

Na nova tela exibida, o motorista deverá selecionar GRD (IPVA), no canto superior esquerdo. Depois, é preciso informar o número do Renavam do veículo, o CPF ou o CNPJ e digitar o texto da imagem ao lado. Após clicar em “Continuar”, basta selecionar o pagamento da segunda cota.

Outra opção é acessar a página da Secretaria estadual de Fazenda e clicar em “IPVA”. Depois, ao selecionar “IPVA - GRD / Guia - Recolhimento de débito”, a pessoa é encaminhada para a página do Bradesco de emissão da guia.

Neste ano, o IPVA do Rio ficou, em média, 4,39% mais barato. A variação foi calculada com base nos valores venais (valores de mercado) divulgados pela Secretaria estadual de Fazenda (Sefaz-RJ) na edição do dia 26 de dezembro do Diário Oficial do Estado do Rio. Para carros e motos, por exemplo, que representam a maior parte da frota de cerca de quatro milhões de pagantes do imposto, as reduções médias foram de 4,61% e 3,97%, respectivamente.

Calculado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), o valor venal refere-se ao preço de mercado de cada veículo, de acordo com o modelo e o ano de lançamento. Sobre esse valor, é aplicada a alíquota do imposto, que varia de acordo com o combustível utilizado (4% para automóveis flex, 2% para motos, 1,5% para veículos movidos a GNV e 0,5% para carros exclusivamente elétricos).

No caso do Rio. veículos com mais de 15 anos de fabricação ficam isentos do pagamento de imposto anual. Neste caso, o proprietário desembolsa apenas a taxa de licenciamento anual do Detran.RJ.

Uma outra cobrança — a Guia de Regularização de Taxas (GRT) — é necessária para o licenciamento anual de veículos junto ao Detran.RJ. Esta também é emitida pelo site do Bradesco. O valor é de R$ 191,88. 

Veja o calendário do licenciamento anual:

Carros com final de placa 0, 1 e 2 — até 31 de maio
Carros com final de placa 3, 4 e 5 — até 30 de junho
Carros com final de placa 6, 7, 8 e 9 — até 31 de julho

Vale destacar que, a partir deste ano, para realizar o licenciamento anual de veículos emplacados no Estado do Rio, o Detran.RJ voltou a exigir o pagamento do IPVA e de multas de trânsito vencidas.

A Secretaria estadual de Fazenda também fez um alerta para golpes envolvendo o IPVA. A pasta afirmou ter recebido "denúncias de contribuintes direcionados para sites falsos que geram boletos fraudulentos ou incentivam pagamentos via Pix, modalidade não aceita pelo Fisco Estadual". Em casos suspeitos, a orientação do governo do estado é procurar a Polícia Civil.

Dúvidas

No Portal do IPVA, da Secretaria estadual de Fazenda, o contribuinte tem acesso a serviços como "Consulta Pública de Pagamentos", com informações sobre débitos.

Outras opções de atendimento são os telefones (21) 2334-2620, 2334-2629, 2334-4637 e 2334-4300, das 9h às 16h, e o e-mail ipva.atendimento@fazenda.rj.gov.br.

 

Fonte: Jornal Extra