IPVA 2024: proprietários de carros do Rio não conseguem emitir guia por falhas em site e app do Bradesco

Enviado Quarta, 10 de Janeiro de 2024.

Dificuldades aparecem em diferentes momentos para aqueles que desejam emitir a Guia de Regularização de Débitos (GRD)

A guia para o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2024 ficou disponível para os proprietários de veículos emplacados no Estado do Rio nesta terça-feira (dia 9). Muitos motoristas, no entanto, não estão conseguindo acessá-la, nesta manhã, por problemas nos canais do banco Bradesco.

Na rede social X (antigo Twitter), um internauta reclamou: "Tem que ter muuuuuita paciência com @Bradesco. Primeiro dia de gerar cotas de IPVA e o site do Bradesco fora do ar". Outro contou: "Não consigo ver o valor do IPVA pois o site do Bradesco simplesmente não funciona".

Também foi relatada "lentidão no sistema do Bradesco para conseguir emitir a guia": "Só queria resolver logo os problemas", desabafou um motorista. Um quarto internauta cogitou que os problemas nos canais do Bradesco sejam justamente por sobrecarga relacionada à demanda da guia do IPVA: "Por causa do IPVA, o site do Bradesco nem abre".

Os problemas para emissão da guia surgem em etapas diferentes para cada cidadão e mesmo a cada tentativa. Algumas vezes, acontece na tela em que deveria ser informado o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam), além do CPF ou do CNPJ. Em outras, no momento final, não concluindo a exibição do boleto.

Procurado pelo GLOBO, o banco Bradesco ainda não explicou o motivo dos problemas, nem quando serão solucionados.

A instrução oficial dada aos proprietários de veículos era de que a emissão da Guia de Regularização de Débitos (GRD) poderia ser feita no Portal do IPVA da Secretaria estadual de Fazenda ou na página do Bradesco. No caso do site da secretaria, no meio do processo o internauta também é direcionado para o endereço eletrônico do banco, o que impede a conclusão do processo.

O pagamento da guia pode ser feito em qualquer banco, inclusive por meio de internet banking.

O IPVA do Rio ficou, em média, 4,39% mais barato em 2024. O vencimento do imposto começará no dia 22 de janeiro, quando vencerá a cota única ou a primeira parcela do imposto para veículos com placas terminadas em 0. A última parcela vai vencer em 11 de abril, para automóveis e motocicletas com placas de final 9. 

Fonte: O Globo