Projeto ajusta legislação da carreira de Auditor Fiscal da receita
Enviado Quarta, 30 de Novembro de 2022.A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) vota, em discussão única, nesta quarta-feira (30/11), o Projeto de Lei Complementar 69/22, do deputado André Corrêa (PP), que aumenta as atribuições da carreira de auditor fiscal da Receita Estadual. Caso receba emendas parlamentares, o projeto sairá de pauta.
A nova proposta inclui, dentre as atribuições do cargo, o julgamento de processos relativos a litígio tributário, nas primeira e segunda instâncias administrativas, ressalvados outros integrantes previstos em lei, para a segunda instância; e a realização das atividades de correção na Corregedoria da Administração Tributária Estadual. Essas funções poderão ser feitas por auditores inativos. O texto também define que os cargos de chefia e assessoramento superior são privativos dos auditores e dos servidores de 1ª categoria. A medida altera a Lei Complementar 69/90, que regulamentou a carreira.
Em relação à remuneração, o texto prevê que o limite remuneratório definido pela Constituição não vai computar remuneração de cargo em comissão vinculada a gratificação de encargos especiais.
Outra modificação proposta é em relação ao prêmio de produtividade, concedido atualmente aos auditores de 1ª Categoria. A proposta estende o benefício para os servidores de 2ª Categoria. O reajuste do valor se dará com base no reajuste do UFIR-RJ.
O texto também prevê que o Conselho Superior de Fiscalização Tributária passará a contar com um auditor fiscal. Antes, a vaga era prevista para um representante do Sistema Jurídico da Secretaria de Fazenda. Também pode ser alterado o quórum para reuniões do conselho, passando de sete para quatro membros.
Outra alteração é a previsão de reuniões ordinárias do conselho nos meses de janeiro, abril, julho e outro para apreciar o regular funcionamento da fiscalização tributária em particular e da Administração Tributária em geral no trimestre anterior.
Fonte: Site Alerj