Eldorado fluminense: as duas cidades no Estado do Rio com saldos positivos de empregos desde o auge da pandemia

Enviado Terça, 18 de Outubro de 2022.

Desde o auge da pandemia (em meados de 2020) até agosto deste ano (último dado divulgado pelo Caged), apenas duas cidades fluminenses acumulam saldos positivos consecutivos de emprego: as vizinhas Rio das Ostras e Macaé. Na cidade de 155 mil habitantes da Região dos Lagos, sem saldo negativo há 25 meses, o setor de Serviços foi o grande contratante. Já no município de 260 mil moradores do Norte Fluminense, há 24 meses em crescimento, a Indústria foi a que mais abriu novas oportunidades - atrás apenas da capital.

O levantamento da Firjan mostra a força da Bacia de Campos após mais de 40 anos de exploração, e comprova as expectativas de investimentos na região – que se prepara para a integração energética com dezenas de projetos de hidrogênio, solar e eólica, por exemplo.

De acordo com o Anuário do Petróleo no Rio 2022 da federação, se fosse um país, o Rio de Janeiro seria o 10º maior produtor de petróleo do mundo. A mão de obra fluminense, que tem a maior produtividade do Brasil, responde por mais da metade da força de trabalho do segmento de Exploração e Produção do país. Isso reforça a importância da qualificação profissional, motivo pelo qual a Firjan SENAI conta com mais de 60 cursos voltados para este mercado.

Fonte: Jornal O Globo - Coluna Ancelmo Gois