Estado do Rio cita quebradeira e intervenção federal se distribuição dos royalties mudar
Enviado Segunda, 04 de Maio de 2026.Governo enviou ao STF relatório sobre as consequências do julgamento da próxima quarta
Na quinta-feira, o Estado do Rio apresentou ao Supremo Tribunal Federal seus argumentos finais, além de um estudo, mostrando os impactos que a redistribuição dos royalties e participações do petróleo terá na economia estadual. No pior dos cenários, a perda calculada é de, pasme, R$ 124,58 bilhões até 2032.
O Palácio Guanabara é categórico ao dizer que o novo rateio quebrará o Estado, exigindo uma intervenção federal nas finanças. As contas, é bom dizer, foram feitas ainda durante o governo de Cláudio Castro. O julgamento, como se sabe, acontece na quarta-feira.
Segue...
O Rio diz ainda que, por ano, faltarão recursos para bancar ao menos duas folhas de pagamento de aposentados e pensionistas do Estado — algo na casa dos R$ 4,6 bilhões. Também será necessária a redução de investimentos em saúde, educação, segurança e nas transferências obrigatórias aos municípios.
Fonte: O Globo - Coluna Ancelmo Gois
Aumentar textos
Reduzir textos
Contraste