É preciso acabar com o preconceito que afasta as pessoas da política
Enviado Quinta, 30 de Abril de 2026.Fenafisco debate eleições de 2026 e reforça estratégias para ampliar a participação política do Fisco
O segundo dia do Encontro de Participação Política e Parlamentar da Fenafisco, realizado na terça-feira (28), foi marcado por debates estratégicos voltados à ampliação da atuação política dos auditores e fiscais tributários estaduais. A programação teve como eixo central as eleições de 2026 e o fortalecimento da representatividade institucional da categoria.
A abertura das atividades contou com a palestra de Rogério Macanhão, do Sindifisco-SC e ex-presidente da Fenafisco, que, além de apresentar estratégias de articulação institucional, também resgatou parte de sua trajetória à frente da entidade, destacando experiências e aprendizados do período em que presidiu a Federação.
Na sequência, os painéis abordaram a participação de auditores e fiscais em processos eleitorais, reunindo relatos de candidatos, como Charles Alcântara, Fabiano Dadam Nau e Pedro Lopes, sob mediação de Mauro Roberto, e discutindo o papel dos sindicatos na organização de apoio político. Durante o debate, Charles Alcântara destacou: “É fundamental que a gente se coloque na cena política como entidade que tem força, que tem posição sobre os debates. Isso é importante, isso vale muito, isso é moeda, isso é capital político.”
Ainda pela manhã, foram apresentadas reflexões sobre a organização do apoio dos sindicatos a candidaturas do Fisco, com contribuições de representantes como Geraldo José Pinheiro, Toni Pinto e o próprio Rogério Macanhão, entre outros dirigentes.
Durante a tarde, o Painel 3 reuniu lideranças da Fenafisco, como o presidente Francelino Valença e os ex-presidentes Charles Alcântara e Rogério Macanhão, para tratar dos próximos passos da atuação política com foco em 2026. O debate contou com a participação do deputado federal Idilvan Alencar, que ressaltou o peso das relações interpessoais nas campanhas eleitorais. “Relacionamento é a coisa mais forte da eleição”, afirmou.
O parlamentar também destacou a importância de ampliar o engajamento dos servidores na vida pública. “É preciso acabar com esse preconceito que afasta as pessoas da política”, enfatizou, ao defender maior participação da sociedade e das categorias organizadas nos processos democráticos.
Encerrando o dia, o Painel 4 reuniu o diretor parlamentar, Celso Malhani, que apresentou uma análise sobre a atuação no Congresso Nacional e seu impacto na valorização do Fisco, além dos ex-diretores parlamentares Rogério Macanhão e Pedro Lopes, que compartilharam experiências e bastidores da articulação política no Legislativo federal, contribuindo para o alinhamento de estratégias futuras.
Fonte: Fenafisco
Aumentar textos
Reduzir textos
Contraste