Presidente do TJRJ assume o governo do Rio com viagem de Cláudio Castro ao exterior
Enviado Sexta, 30 de Janeiro de 2026.Desembargador Ricardo Couto de Castro permanece no cargo até o retorno do governador
O desembargador Ricardo Couto de Castro, presidente do Tribunal de Justiça do Rio, assume interinamente o governo do Estado do Rio de Janeiro, a partir desta quinta-feira. O motivo é que o governador eleito Cláudio Castro ficará ausente para uma viagem ao exterior, agendada meses atrás.
Terceiro na linha sucessória, como prevê a Constituição do Estado, o desembargador assume o cargo interinamente, diante das ausências do vice-governador (desde que Thiago Pampolha foi para o Tribunal de Contas do Estado) e do presidente da Assembleia Legislativa, com o afastamento de Rodrigo Bacellar.
Cumprindo o protocolo oficial, o desembargador Ricardo Couto de Castro assumiu o cargo após receber ofício da Assembleia Legislativa cientificando a viagem do governador. O Presidente do Tribunal vai permanecer no exercício do governo do Rio até o retorno de Cláudio Castro.
Por não se tratar de assunção de cargo por vacância, o Presidente do Tribunal de Justiça não precisará se desincompatibilizar da presidência do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ). Mas diante da comunicação da viagem do governador, Ricardo Couto teve que adiar viagem agendada para esse final de semana, também ao exterior.
Fonte: O Globo - Coluna Ancelmo Gois
Aumentar textos
Reduzir textos
Contraste